sábado, 7 fev 2026

Notícias em tempo real de Curitiba e região

Whatsapp
XV Curitiba
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
XV CuritibaXV Curitiba
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
Pesquisa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
Have an existing account? Sign In
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Câmara deve decidir hoje futuro político de Eduardo Cunha

Ultima atualização: 12 de setembro de 2016 12:49
XV CURITIBA
Compartilhe
3 Min de leitura
Compartilhe

Relator do processo contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quando o caso começou a tramitar no Conselho de Ética, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) será o primeiro a falar na sessão que definirá o futuro político do peemedebista, marcada para as 19h de hoje (12). De acordo com a Secretaria-Geral da Câmara, Rogério terá 25 minutos para apresentar os argumentos favoráveis à cassação do mandato de Cunha.

Depois de quase oito meses em que a representação esteve nas mãos do colegiado, Marcos Rogério formulou o parecer que resultou na continuidade do processo por um placar de 11 votos a nove, em junho. No texto, o parlamentar afirma que Cunha é o dono de pelo menos quatro contas na Suíça – Köpek; Triumph SP, Orion SP e Netherton – e classificou as contas como “verdadeiros laranjas de luxo”.

Os advogados de Cunha terão o mesmo tempo – 25 minutos – para rebater os argumentos de Rogério. O próprio Eduardo Cunha já confirmou que estará pessoalmente na sessão e também poderá se manifestar, reforçando, em 25 minutos, sua defesa.

Com a conclusão desta fase inicial, os deputados que forem se inscrevendo poderão falar por cinco minutos cada. Mas esta etapa da sessão pode ser interrompida a partir da fala do quarto parlamentar, se houver um acordo e a maioria em plenário decidir pelo fim da discussão.

- Advertisement -

A votação é nominal e o posicionamento de cada deputado será anunciado abertamente pelo painel eletrônico. São necessários 257 votos – equivalentes à maioria simples dos 513 deputados – para que Cunha perca o mandato como parlamentar.

Eduardo Cunha, que foi notificado sobre a sessão na última quinta-feira (8) pelo Diário Oficial da União, deve contar com o apoio de aliados que podem apresentar questões de ordem. O peemedebista quer que, a exemplo do que ocorreu no impeachment de Dilma Rousseff no Senado, a votação seja fatiada, ou seja, que os parlamentares decidam separadamente sobre a perda do cargo e sobre a perda dos direitos políticos.

Compartilhe o artigo
E-mail Copie link Print

XV Curitiba

Notícias de Curitiba e do Paraná em tempo real. Informação com credibilidade, atualizações 24 horas por dia.

Instagram Facebook Whatsapp

Sobre nós

  • Fale conosco
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade
  • Conteúdo de Marca
© Copyright 2025 XV Curitiba | Todos os direitos reservados  | Desenvolvido por Brockt.com
Welcome to Foxiz
Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Esqueceu sua senha?