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Como colocar o Marketing em campo na Copa?

XV CURITIBA
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Confira dicas para alavancar suas vendas nesse período

 

A Copa já está no ar e nós precisamos usar esse período ao nosso favor. Com uma estratégia de marketing certeira, podemos ganhar mais clientes e fortalecer nossos negócios. Mas, é preciso ter cuidado! Isso porque existem certas restrições quanto à propriedade intelectual da FIFA.

Para podermos ser experts em relação ao marketing nesse intervalo, devemos ter cautela. Usando estratégias de planejamento e muita criatividade!

 

Estratégia de planejamento para a Copa

 

Nada pode passar despercebido pelos nossos olhares quando se trata de planejamento. Uma ideia é pensar em todos os jogos que estão para rolar, se organizar e fazer campanhas específicas para esses eventos. De acordo com uma pesquisa da Meta Foresight (que controla algumas empresas, como o Facebook), mostra que 84% dos brasileiros pretendem acompanhar a Copa.

 

Outro dado interessante desta pesquisa, é que 60% dos participantes desejam adquirir a camisa do Brasil ou outro item de torcida. Bebidas alcoólicas, salgadinhos, petiscos e até mesmo carnes para o churrasco foram os carros-chefes no desejo de consumo entre os participantes. Dessa maneira, demonstra que investir nesses produtos pode ser uma “boa jogada” durante esse período.

 

  1. Campanhas para os clientes

 

Para manter os clientes e conquistar mais, vale fazer promoções especiais no dia dos jogos do Brasil. Além disso, oferecer pequenas lembranças que remetem à Copa, fazer o uso de cartazes, ações nas redes sociais, enfim, um mundo de possibilidades. Organizar um pequeno evento para assistir um dos jogos também pode ser uma oportunidade de se comunicar com seus clientes, descobrir o que eles pensam e quem sabe, fechar mais vendas e contratos para a sua empresa. Desde pequenas até grandes ações, o envolvimento da empresa com a Copa, faz com que o seu negócio seja lembrado pelos clientes.

 

 

  1. Campanhas para os funcionários

 

Outra dica é organizar pequenos encontros entre os funcionários, valorizando a cultura da empresa no ambiente de trabalho. Esses encontros podem ser mesclados com outras empresas, oferecendo um bom networking. Uma outra opção seria sugerir metas para os colaboradores. Por exemplo, quem cumprir a meta primeiro, tem direito a assistir um dos jogos da Copa em casa ou ganhar uma camisa oficial. São pequenos gestos que fazem a diferença.

 

Abusando da criatividade

 

Com a estratégia de planejamento feita, podemos soltar nossa imaginação. Principalmente nas redes sociais, podemos criar artes, vídeos, promoções que lembram desse evento esportivo. Expressões que remetem ao futebol, como “gol de placa”, “bola na rede”, entre outros, são ideias para usar nas campanhas e ações de marketing.

 

Elementos proibidos

 

No começo do texto, falamos sobre propriedade intelectual da FIFA. Isso porque existem termos que podem gerar processos e até mesmo multas se forem usados em campanhas de marketing. Para não correr riscos, segue uma lista dos elementos e termos que devem ser evitados:

 

  • “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
  • “Copa do Mundo FIFA™”;
  •  
  • “Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
  • “Copa Mundial” ou “Mundial”;
  • “Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
  •  
  • emblema, slogan ou pôster oficial;
  • imagem ou nome do mascote oficial;
  • imagem do troféu oficial;
  • marcas e logos da FIFA;
  • fonte oficial do evento.

Mas, não se desespere, pois podemos usar as cores da bandeira, por exemplo, e também usar o termo “Copa”, ou simplesmente “Brasil”, “Torcendo pelo Brasil”. São palavras que não infringem as regras da entidade, e permitem que o público saiba do que você está falando com sua campanha, promoção ou ação.

Como já deu para entender, a Copa é um evento que pode ser muito bem trabalhado aliado ao Marketing. Basta estratégia, planejamento, e uma dose de criatividade.

Fernando Castellon

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