Cidades do Paraná recebem oficinas gratuitas de percussão com o Projeto Musicou. Saiba como se inscrever

Cursos gratuitos voltados a batucada brasileira, música popular e afro-brasileira ocorre nas cidades de Santa Mariana, Porecatu e Andirá

Felipe Almeida
5 Min de leitura

Capa – Musicou Núcleo Andirá/PR. Foto: Divulgação

A partir do dia 20 de maio, o Musicou, um programa de educação musical em expansão no Brasil que oferece aulas de música gratuitas para crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, abre inscrições para oficinas gratuitas de percussão nos municípios de Santa Mariana, Porecatu e Andirá, no Paraná.

Visando atender tanto o público habitual dos núcleos nessas cidades, quanto aqueles com menor disponibilidade para frequentar durante um semestre letivo, os cursos são indicados para crianças a partir de 8 anos e não há exigência de conhecimento prévio musical.

Para o núcleo de Santa Mariana/PR, são oferecidas vagas para o curso Oficina de Percussão – Batucada Brasileira com a oficineira Maria Luiza Carelli. Com duas turmas, às segundas e quartas-feiras, o curso tem foco no ensino coletivo de percussão. O objetivo principal é conhecer ritmos brasileiros como samba, baião, xote, frevo, maracatu, desenvolvendo habilidades rítmicas nos instrumentos de percussão e no próprio corpo, de forma criativa e lúdica.

Em Andirá/PR, ficam disponíveis vagas para o curso Bateria e Percussão na Música Popular, com turmas as segundas e quintas-feiras de percussão mista e bateria mista. Esta oficina, do educador Olavo Dutra, tem como foco trabalhar diferentes estilos de música popular, como samba e pagode, baião, pop rock e sertanejo.

Serão aulas práticas, baseadas em preceitos educacionais que privilegiem a criatividade, criação e improvisação, além da técnica dos instrumentos e percepção rítmica.

Para o núcleo de Porecatu/PR, o curso Oficina Bateria e Percussão Afro-Brasileira, do professor André Coudeiro, dá aos participantes a oportunidade de explorar a rica tradição percussiva afro-brasileira. Com turmas de bateria e percussão mistas, as aulas acontecem as segundas e quartas-feiras e terão como foco no aprendizado de ritmos e estilos musicais tradicionais, como samba, maracatu, ijexá e outros.

Os participantes serão apresentados a instrumentos típicos, suas técnicas básicas de execução e formas de adaptar esses ritmos na bateria. A oficina também abordará a história e a importância cultural da música afro-brasileira, destacando suas raízes africanas e sua influência na música brasileira contemporânea.

O Musicou conta com uma sólida experiência em música, educação e desenvolvimento social, pois é um programa criado pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, especialista na implantação e gestão de políticas públicas de cultura. A Sustenidos é responsável pela gestão do Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Além do projeto especial MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.  

A realização do Musicou é feita de forma compartilhada. A Sustenidos entra com a expertise, os profissionais, equipamentos, materiais didáticos e atuação nas áreas administrativa e educacional. E o parceiro, poder público e privado, fica responsável pela cessão e manutenção do local, fornecimento de lanche e transporte.

Inscrições presenciais nos núcleos abaixo

Núcleo: Santa Mariana/PR
Oficina: Percussão
Nome da oficina: ‘Oficina de Percussão – Batucada Brasileira”
Oficineira: Maria Luiza Carelli
Quando: Segundas e Quartas- feiras
Horário: 13h15 às 15h (turma 1) e 15h às 16h45 (turma 2)
Público-alvo/idade: Idade mínima: 8 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios.
_______

 Núcleo: Porecatu/PR
Oficina: Percussão
Nome da oficina: “Oficina Bateria e Percussão Afro-Brasileira”
Oficineiro: André Coudeiro
Quando:  Segundas e Quartas- feiras
Horário: 14h30 às 16h15 (turma de bateria mista) e 16h15 às 18h (turma de percussão mista)
Público-alvo/idade: Idade mínima: 8 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios.
Contexto: Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar a rica tradição percussiva afro-brasileira.
________

Núcleo: Andirá/PR
Oficina: Percussão
Nome da oficina: “Bateria e Percussão na Música Popular”
Oficineiro: Olavo Dutra
Quando: Segundas e Quintas-feiras
Horário: 14h às 15h45 (turma de percussão mista) e 16h às 17h45 (turma de bateria mista)
Público-alvo/idade:  Idade mínima: 8 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios.
Contexto: Esta oficina tem como foco trabalhar diferentes estilos de música popular, como samba e pagode, baião, pop rock e sertanejo, com alunos do núcleo Musicou de Andirá/PR.

 

Compartilhe o artigo
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.