O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) realizou um resgate cinematográfico, em Morretes, no Litoral do Paraná. Salvou um rapaz de 23 anos que sofreu um acidente na região do Salto dos Macacos (VÍDEO ABAIXO).
Por ser um local de difícil acesso, os tripulantes desceram de rapel para fazer o atendimento e, posteriormente, usaram a técnica McGuire, que emprega um sistema de cordas, desenvolvido na Guerra do Vietnã, para retirar a vítima com segurança.
Coube ao Corpo de Bombeiros acionar o BPMOA e relatar que o rapaz caiu e bateu a cabeça e a coluna nas pedras.
“Ele chegou a ficar desacordado e foi retirado da água pelas pessoas que estavam ali. Ao recobrar a consciência, ele sentia muita dor e não tinha movimentos nos membros inferiores”, disse o copiloto da aeronave, capitão Alexandre Creplive Zem.
A tripulação se preparou com vários equipamentos para fazer o resgate, pois se trata de um local de difícil acesso e que envolve riscos. “É uma área em que não como pousar”, frisou o policial.
Sem a possibilidade de pouso, a médica e o operador aerotático desceram da aeronave por rapel. Ao iniciar os primeiros atendimentos, foi verificado que não havia nenhum outro ferimento além da contusão na coluna.
“Tiramos ele pela técnica McGuire, uma manobra complexa em que a vítima é içada e fica presa à aeronave. Seguimos até um ponto em que fosse possível fazer o pouso e fizemos o embarque, levando ele para o Aeroparque de Paranaguá, onde já havia uma ambulância do SAMU para fazer o encaminhamento ao Hospital Regional do Litoral”, salientou o capitão Zem.
Esta é a segunda ocorrência no Salto dos Macacos em que o BPMOA fez atendimento nesta temporada de verão. “Em janeiro fizemos um resgate bem semelhante a este, utilizando as mesmas técnicas para fazer a extração da vítima”, completou.