O Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é a primeira Unidade de Conservação do País a conquistar o selo Aterro Zero, um reconhecimento de que não destina mais nenhum tipo de resíduo para aterro sanitário. O selo foi entregue nesta quarta-feira (29) pela KWM (Kapersul Waste Management), empresa especializada no desenvolvimento de soluções completas e integradas de gestão de resíduos.
Vila Velha é o primeiro parque concedido pelo Governo do Paraná à gestão da iniciativa privada. A gestão é da Soul Vila Velha. No evento de outorga do selo, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, destacou que o parque entra para história e que atende o conceito de sustentabilidade do governo estadual. Desde dezembro do ano passado, os resíduos gerados na Unidade de Conservação são recolhidos, reciclados ou coprocessados.
"É um case de sucesso, mostrando que é possível melhorar a vida das pessoas e do planeta. É possível crescer, desenvolver, gerar emprego e renda com o turismo de natureza, mas ao mesmo tempo cuidar e recuperar o meio ambiente", afirmou o secretário Márcio Nunes. "O mundo inteiro discute como diminuir as emissões de carbono na atmosfera e esse parque vem dando sua contribuição e se torna modelo para o Paraná e para o país, com resultados positivos ao meio ambiente".