Lançado em junho de 2020 pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, o sistema de monitoramento por bandeiras, que demonstra por meio de cores o nível da pandemia de covid-19 em Curitiba e a situação das restrições de funcionamento das atividades, atingiu nesta semana a menor pontuação desde o seu lançamento: 1,35.
Os dados são resultado da semana de 4 a 10 de novembro, e foram avaliados pelo Comitê de Técnica e Ética Médica em reunião nesta quinta-feira (11/11).
Desde 7 de julho Curitiba segue no primeiro nível, amarelo, que indica estado de alerta e que a situação está fora da normalidade, mas os indicadores seguem apresentando melhora gradativa. Esse é o maior período que a cidade se mantém nesse cenário, 127 dias.
A média móvel de óbitos por data de divulgação apresentou queda de 46,7% nos últimos 14 dias. Nos casos ativos, a redução foi de 22,1%. O número indica a quantidade de pessoas na fase ativa da doença que acompanha a baixa do Rt, dado que indica quantidade de novos contaminados por cada pessoa na fase ativa da doença. O número está 0,69, abaixo de 1, condição que demostra desaceleração da pandemia.