Ad image

Festival de Curitiba: Nono dia

XV CURITIBA
11 Min Read

O que tem para amanhã (6 6 de abril) na Mostra


Hoje entrou em cartaz Mata Teu Pai, Antígona e Leite Derramado. Amanhã é a vez dos seguintes espetáculos:
Gaby Amarantos – Eu Sou: O espetáculo musical "Eu Sou", de Gaby Amarantos é uma das atrações da Mostra do 26º Festival de Curitiba, no Guairão, 06 de abril, às 21h. No show, a cantora se apresenta ao lado do violonista Danilo Goto e do percussionista Mario Negrão, sob direção de Gareth Jones. Em texto de apresentação da proposta, a cantora explica que "Eu Sou" é uma fórmula simples e energética de contar sua história com a música para o público. Gaby acrescenta que, além de cantar, quer fazer com que o maior número de pessoas se empodere e se emocione ao sentir o poder da música sobre cada um."Como eu sou de uma família de sambistas, pasmem, cresci ouvindo muitos sambas, acompanhados de boleros, carimbós e tantas outras canções e batuques que me faziam cantarolar pelo chão de nossa casa no bairro do Jurunas. Sempre quis mostrar a todos as minhas bem-aventuranças por outros estilos musicais, mais um lado que meu que vocês vão amar!", diz ela. Gaby Amarantos ficou conhecida pelo país com o tecnobrega, estilo musical nascido na periferia de Belém do Pará. Esse começo, diz a artista, foi apenas uma pontinha do iceberg. "Existe um universo em mim e me sinto pronto para dividi-lo com o mundo!"

Olympia e O que Podemos Dizer de Pierre: A bailarina e coreógrafa portuguesa Vera Mantero apresenta dois espetáculos no Festival de Curitiba 2017: Olympia e O que Podemos Dizer do Pierre, que compõem a Mostra de Solos Vera Mantero, em cartaz no Teatro da Reitoria, nos dias 6 e 7 de abril. A Mostra de Solos da portuguesa integra o Movva, recorte de dança e performances patrocinado pelo O Boticário. Completam a programação os espetáculos "Para Que o Céu Não Caia", "Protocolo Elefante", "Transobjeto" e "Quando se Calam os Anjos" .

Oficina do Interlocuções: a voz como ferramenta
A atriz Juliana Galdino ministra, no dia 6 de abril (amanhã), a oficina "A voz como ferramenta de construção do tempo, do Espaço e do Imaginário", encontro que vai proporcionar aos atores a possibilidade de descobrir novos sentidos em uma obra, descolando-se de conteúdos e formas hegemônicas. Cada participante trabalhará com um pequeno texto, sobre o qual a atriz fará uma série de intervenções, buscando uma modulação mais ampla e singular do tempo e do espaço, fazendo que sentidos insuspeitos cheguem ao espectador. Toda a técnica desenvolvida pela Cia Club Noir, fundada por Juliana Galdino e Roberto Alvim, cria operações e procedimentos de desencobrimento de novos sentidos e potências para o verbo, através de explorações imprevisíveis de modos de fala. Juliana Galdino é protagonista do espetáculo Leite Derramado, da Mostra do Festival de Curitiba.O "Interlocuções" é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação vai até 9 de abril.

Palestra com Roberto Alvim
Estudantes de teatro terão a oportunidade de ouvir o dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas, Roberto Alvim, em palestra gratuita dentro do  "Interlocuções", evento simultâneo ao Festival de Curitiba.Um dos fundadores do Club Noir – um espaço conceitual de teatro com 50 lugares, em São Paulo – Alvim é diretor da peça "Leite Derramado", que está na Mostra da 26ª edição do Festival de Curitiba.O dramaturgo é professor do Núcleo de Dramaturgia do SESI Curitiba e foi o primeiro autor brasileiro com texto publicado na mais importante coleção de dramaturgia contemporânea da Europa: a Les Solitaires Intempestifs. A palestra é no dia 6 de abril, das 16h às 18h, no SESC Paço da Liberdade. A mediação será de Luciana Romagnoli. A entrada é gratuita. O "Interlocuções" é um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com encontros, palestras, debates e oficinas gratuitas. A programação segue até 9 de abril.

II Curitiba Mostra: Momo, para Gilda com Ardor
A II Curitiba Mostra faz parte da Mostra do Festival de Curitiba e traz cinco das oito estreias nacionais presentes neste segmento, sempre com o melhor da criatividade e arte da cidade. Amanhã é dia de ver o ator e diretor Ricardo Nolasco, que realiza seu primeiro solo "Momo: Para Gilda com ardor", que é uma evocação a travesti Gilda, figura pública das ruas e do carnaval curitibano na década de 70, que pedia beijos ou moedas na Boca Maldita (centro da cidade) e que foi brutalmente assassinada em 1983. O espetáculo que começa no Teatro José Maria Santos e depois sai em cortejo pelas ruas do Largo da Ordem, faz parte da pesquisa que o artista tem denominado de "O Momo" e conta com a colaboração de Daniela Passarinho, Luciano Faccini, Melina Mulazani, Leo Bassi, Marina Viana, Márcio Mattana, LeonardaGlück e Patricia Cipriano.

Fringe: Duas gotas de lágrimas num frasco de perfume
Entra em cartaz amanhã no Fringe do Festival de Curitiba o espetáculo Duas Gotas de Lágrimas num Frasco de Perfume. Rosa, Sofia, Tuca e Lola são mulheres que comungam de uma dor que nunca cessa. No silêncio de suas intimidades, viram o tempo se arrastar diante delas sem saber qual destino foi dado aos entes queridos, sequestrados, presos, torturados, mortos e desaparecidos durante a ditadura militar brasileira.
 

Gastronomix
A 9.ª edição do Gastronomix – primeiro evento de gastronomia ao ar livre do país, que desde 2008 reúne profissionais da cozinha de distintas regiões do Brasil – vai ocorrer nos dias 08 e 09 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba/PR. O Gastronomix tem a curadoria do chef Celso Freire.Entre as delícias que poderão ser degustadas, a dupla de chefs Giovanna Smaka e Guilherme Ceschim, proprietários do Restaurante Bierwit, na Colônia Witmarsum (em Palmeira/PR), dá um toque jovem à culinária alemã e traz para o Gastronomix o prato Spätzle com joelho de porco, farofa à pururuca e crispe de repolho roxo .Antes de assumirem as batutas do próprio estabelecimento, Giovanna e Ceschim – ambos formados em Gastronomia pela PUC PR – dedicaram um ano de suas carreiras para aperfeiçoar suas habilidades gastronômicas em culturas diversas, por distintos países da Europa. Os quitutes da Alemanha prevaleceram!!!!
 

MishMash: Lauro Fernando Monteiro – Palhaço Confuso
O artista curitibano Lauro Monteiro, que interpreta Mister Lauro e Palhaço Confuso (duas personagens divididas por um nariz de palhaço), será uma das atrações do MishMash, mostra do Festival de Curitiba, que vai acontecer nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi. No espetáculo, o artista e sua parceira, Matilda, montam no palco um "tiro ao alvo" de facas. Para finalizar, Mister Lauro se torna o alvo de uma chuva de balões de água arremessados pela própria platéia.

Esgotados e por esgotar
Os ingressos para a apresentação de 9 de abril de Blank, com Gregório Duvivier e O Pão e a Pedra estão esgotados. Outros espetáculos estão quase lotados: a apresentação de Blank, com Camila Pitanga, Macumba: Uma Gira Sobre Poder e Para Que o Céu Não Caia.

Espetáculos cancelados do Fringe
Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento, Alerta de Spoiler, O Lobo, Sobre a Cidade Dias, Teatro e Seus Ofícios – Palco Escola, Várias Coisas com Evandro Santos, Óbvio Voraz.

Espetáculos com sessão extra no fringe
Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04- 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em "Sobre meu pai e outras histórias…" (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30), A Melhor Escolha (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A menina e o mundo (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba (02/04 – 11:30 E 14:30), Antonina, Little Star (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A Bruxa (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Eles cultuam árvores mortas (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Na Varanda (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Saudady (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30, O Barqueiro ou O Ensaio Sobre a Liberdade Solitária (TUC, 02/04 – 20:00, 03/04 – 14:00, 05/04 – 20:00), Outra chance (Teatro Cleon Jacques, 06/04 – 19:00), Tô viajando com Fabio Rabin (Bar Curitiba Comedy Club, 07/04 – 19:30)

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *