Ad image

Festival de Curitiba: Décimo primeiro dia

XV CURITIBA
12 Min Read
Nós

"Involuntários da Pátria" muda local de apresentação: 

Por conta da chuva, o espetáculo "Involuntários da Pátria", concebido como performance de rua e programado para acontecer na Praça Osório, terá suas duas apresentações, hoje e amanhã (7 e 8), transferidas para o SESC Paço da Liberdade. O horário das 17h está mantido e a gratuidade também. Baseado no texto homônimo do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, "Involuntários da Pátria" é um manifesto em defesa dos povos indígenas, apresentado em formato de aula aberta pela ativista transexual Fernanda Silva – cocriadora da performance ao lado da produtora Sonia Sobral. http://festivaldecuritiba.com.br/evento/involuntarios-da-patria-328/

MishMash: é neste fim de semana
O MishMash é um dos momentos mais esperados do Festival de Curitiba. Com um clima de circo e com variedades para atrair pessoas de todas as idades, esta é a mostra do festival para toda a família. Tem palhaços, atirador de facas, humoristas, mágico, malabaristas, comediantes, uma banda maluca e até um polvo gigante feito de balões com a ajuda do público. O MishMash acontece no ParkCultural, no ParkShoppingBarigüi, no sábado, às 20h, e no domingo, às 18h

Gastronomix: a quermesse da alta gastronomia do Festival de Curitiba
A 9.ª edição do Gastronomix – primeiro evento de gastronomia ao ar livre do país, que desde 2008 reúne no Festival de Curitiba profissionais da cozinha de distintas regiões do Brasil – vai ocorrer nos dias 08 e 09 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O Gastronomix tem a curadoria do chef Celso Freire.Trata-se do evento mais saboroso do Festival de Curitiba (26.ª edição), durante o qual nomes estrelados da gastronomia nacional – em paralelo aos palcos cênicos – comandam os serviços culinários, cada qual em sua respectiva barraca.

Gastronomix: 26 opções das mais variadas

Nesta edição, 26 versões distintas de quitutes serão ofertadas ao público presente – com delícias para todos os paladares, com preços acessíveis (todas as porções têm 150 gramas).  Do total de tendas, seis são de fora do Paraná, como o chef Flávio Trombini, de Belo Horizonte/MG (Restaurante Xapuri); o chef André Saburó (Quina do Futuro), Recife/PE; o chef HeikoGrabole (Senac Restaurante Escola(Blumenau/SC); a chef Simone Bert (WanchaKo) de Maceió/AL; Lucas Bassoleil, doTownSandwich Cº, de São Paulo/SP; e o chef Felipe Rameh, radicado em Belo Horizonte/MG (Alma Chef – Casa de Gastronomia)

Gastronomix: sabor alemão

Entre os paranaenses, a dupla de chefs Giovanna Smaka e Guilherme Ceschim, proprietários do Restaurante Bierwit, na colônia Witmarsum (em Palmeira), dão um toque jovem à culinária alemã e trazem para o Gastronomix o prato Spätzle com joelho de porco, farofa à pururuca e crispe de repolho roxo.

Gastronomix: o lado mais doce!

Para adoçar o paladar, cinco barracas, com profissionais da cozinha da capital paranaense, criaram versões para lá de açucaradas. Polyana Rodrigues, da Grué Chocolateria, apresenta o 'Paris Brest', que leva chocolate, sorvete de café, caramelo e avelãs laminadas. Carolina Garofani, da Caramelodrama, vem com a torta assada de frutas vermelhas mais especiarias. Já Karyne Lankoski, da Bazar Doce, traz as barrinhas de chocolate branco com maracujá e framboesa. Mariana Salata, da Mary Ann Apple Factory, desenvolveu uma versão para o Gastronomix da Apple Pie (canela e chocolate branco) e Rocky Way (amendoim e chocolate ao leite). Para finalizar o tour açucarado, o chef Fabiano Marcolini (de O Rei do Canoli) apresenta Cannoli de pistache, doce de leite e avelã, creme zabaione e a versão tradicional, de ricota.

 

O QUE TEMOS PARA AMANHÃ (8 DE ABRIL – SÁBADO) NA MOSTRA
Hoje entrou em cartaz Blank, com Camila Pitanga, Cada um Com Seus Pobrema, Involuntários da Pátria e o Pão e a Pedra. Amanhã é a vez dos seguintes espetáculos:
Blank (com Julia Lemmertz) –
Conhecido por suas peças sem diretor, cenário e ensaios, o aclamado dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour leva essa experiência a novos extremos. A cada noite, a nova peça de Nassim, cheia de partes em branco, deve ser completada por um novo performer diante de um novo público. Com texto traduzido por Maurício Ayer, a montagem já teve Eduardo Moscovis, Débora Bloch e Caio Blat no Festival de Curitiba. Agora, neste fim de semana é a vez de Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier no elenco. Atribuindo ao público a responsabilidade de decidir sobre os caminhos do enredo, "Blank" se transforma em uma máquina geradora de histórias, em que é compartilhada a trajetória do dramaturgo, do performer e de um membro aleatório da plateia. Simultaneamente, ela celebra a natureza comunitária e fugaz do teatro, pois nela os membros do público gritam, riem, suspiram e colaboram na invenção da história daquela noite, uma história que é irrevogavelmente deles e que nunca mais será contada da mesma maneira. Um apaixonante tour de force.

Farinha com açúcar – Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens é a materialidade cênica e poética que o dramaturgo, ator e diretor Jé Oliveira (Coletivo Negro), escolheu para formalizar sua investigação sobre a construção da masculinidade negra periférica. O espetáculo estreia em Curitiba nos dias 8 e 9 de abril, no 26.º, no Sesc da Esquina, no Festival de Curitiba.Jé Oliveira, que idealizou a peça, também atua, dirige e é acompanhado por cinco músicos que apoiam a narrativa baseada em entrevistas com 12 homens negros da periferia paulista durante um ano. "Esse espetáculo é uma intenção sobre a vida, é uma afirmação da existência mesmo sob os escombros. Os encontros que tive com cada entrevistado foram de vida que pulsa e espero ter traduzido um pouco disso na encenação e trajetória da obra", explica Oliveira. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência de ser negro na urbanidade.

Nós – Gerada de um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia – Nós – , com patrocínio da Petrobras, debate questões atuais, como a violência e a intolerância, a partir de uma dimensão política. Neste trabalho, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. "Nós somos nós, esse coletivo que caminha para seus 34 anos de existência e nós, seres humanos e artistas de teatro para lá dos cinquenta, com suas perplexidades, questões, angústias, algumas esperanças e muitos nós", explica o ator Eduardo Moreira, sobre o que o público pode esperar do novo trabalho do Galpão. Em cena, Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara celebram a vida enquanto preparam a última sopa e debatem, sob um prisma político, questões do mundo contemporâneo – a intolerância, a violência, a diversidade, a convivência com a diferença.

Encontro do Interlocuções: Fernanda Silva, LeonardaGlück e Rafael Lucas Bacelar
Neste dia 8, amanhã, acontece o último encontro do Interlocuções este ano ele acontece entre a atriz Fernanda Silva, a dramaturga, diretora e atriz LeonardaGlück e Rafael Bacelar, ator e diretor do Coletivo Toda Deseo. Quem faz a mediação é Ivana Moura. No dia 8 de abril, às 14h. O Interlocuções é um desdobramento da Mostra do Festival de Curitiba. A entrada é grátis.

II Curitiba Mostra é sucesso de público
Todas as apresentações do Curitiba Mostra tiveram casa cheia. O maior sucesso de público foi Momo: para Gilda com Ardor, do diretor e ator Ricardo Nolasco, em seu primeiro solo, com casa sempre lotada. Os demais espetáculos, todos estreias e todos gratuitos, tiveram público acima de 100 pessoas em todas as apresentações.

Esgotados e por esgotar
Os ingressos para a apresentação de 9 de abril de Blank, com Gregório Duvivier e O Pão e a Pedra estão esgotados. A apresentação de Blank, com Camila Pitanga, hoje, está quase lotada

Espetáculos cancelados do Fringe
Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento, Alerta de Spoiler, O Lobo, Sobre a Cidade Dias, Teatro e Seus Ofícios – Palco Escola, Várias Coisas com Evandro Santos, Óbvio Voraz,TEAR – Espetáculo Experimental de Mostra de Processo.

Espetáculos com sessão extra no fringe
Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04- 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em "Sobre meu pai e outras histórias…" (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30), A Melhor Escolha (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A menina e o mundo (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba (02/04 – 11:30 E 14:30), Antonina, Little Star (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), A Bruxa (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Eles cultuam árvores mortas (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Na Varanda (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30), Saudady (Mostra de  Teatro Lambe-Lambe, Memorial de Curitiba, 02/04 – 11:30 E 14:30, O Barqueiro ou O Ensaio Sobre a Liberdade Solitária (TUC, 02/04 – 20:00, 03/04 – 14:00, 05/04 – 20:00), Outra chance (Teatro Cleon Jacques, 06/04 – 19:00), Tô viajando com Fabio Rabin (Bar Curitiba Comedy Club, 07/04 – 19:30)

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *