Ao usar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
XV CuritibaXV CuritibaXV Curitiba
Notification Mostre mais
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Gastronomia
  • Shows
  • Eventos
  • Colunistas
    • DR. Paulo Mendes Jr
    • Stereo Pop
Reading: Duas edições da Assembleia Itinerante, audiências e sessão solene movimentam a semana do Legislativo
Compartilhe
Font ResizerAa
XV CuritibaXV Curitiba
Pesquisa
  • Pages
    • Search Page
    • 404 Page
  • Pages
    • Search Page
    • 404 Page
  • Pages
    • Search Page
    • 404 Page
  • Home
    • Notícias de Curitiba e do Paraná – XV Curitiba
  • Pages
    • Search Page
    • 404 Page
  • Pages
    • Search Page
    • 404 Page
  • Pages
    • Search Page
    • 404 Page
  • Home
    • Notícias de Curitiba e do Paraná – XV Curitiba
  • Personalized
  • Categories
  • Personalized
  • Personalized
  • Categories
  • Personalized
  • Personalized
  • Personalized
  • Categories
  • Categories
  • Categories
  • Categories
  • Categories
  • Categories
  • Categories
  • Bookmarks
  • Bookmarks
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
  • More Foxiz
    • Sitemap
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US

Paraná

Duas edições da Assembleia Itinerante, audiências e sessão solene movimentam a semana do Legislativo

XV CURITIBA
Ultima atualização: 16 de setembro de 2023 11:37
XV CURITIBA
Publicado 16 de setembro de 2023
Compartilhe
Foto: Pedro de Oliveira/Alep
Compartilhe

Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa serão os destinos da Assembleia Itinerante na próxima semana. O projeto, que aproxima o Poder Legislativo da população de todo o estado, desembarcada quarta-feira (20) na 2ª ExpoFazenda e, na sexta-feira (22), na Transforma Agro, respectivamente.

Será a oportunidade dos moradores das duas cidades levarem suas demandas aos deputados estaduais. Além de receber as reivindicações da população, a iniciativa da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná vai homenagear personalidades locais.

Em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, a solenidade será a partir das 18 horas, no Centro MultiEventos. Já nos Campos Gerais, a solenidade acontece na Arena Transforma Agro, no Centro de Eventos & Agropecuário Municipal a partir das 18 horas.

A Assembleia Itinerante já foi realizada em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro e Santo Antônio da Platina. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Legislativo.

Agenda

Além da agenda externa, a Assembleia terá uma série de eventos na próxima semana. Na segunda-feira (18), mulheres que integram as Forças de Segurança do Paraná serão homenageadas no Plenarinho, às 9h30. A solenidade é proposta pela deputada Flávia Francischini (União), com o objetivo de destacar o trabalho das profissionais que compõem os quadros das polícias Civil, Militar, Penal, Científica, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Às 9h30, no Plenário, uma Audiência Pública vai debater a criação da política estadual para o diagnóstico precoce e tratamento da dermatite atópica. A iniciativa é da deputada Maria Victoria (PP).

Também no Plenário, às 18 horas, uma Sessão Solene vai homenagear os “100 anos do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba. A proposição é do deputado Douglas Fabrício (Cidadania).

Os impactos das Ocorrências de Trânsito no Sistema de Saúde serão o tema de uma Audiência Pública na terça-feira (19). Os proponentes são a deputada Márcia Huçulak (PSD) e Deputado Delegado Tito Barichello (União). O evento ocorre no Plenarinho, às 9 horas.

À noite, no Plenário, será entregue o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao médico Ricardo Ramina. A proposição da Sessão Solene é do deputado Alexandre Curi (PSD) e da deputada Cloara Pinheiro (PSD) em reconhecimento ao profissional que se transformou em referência internacional, sendo responsável pelo desenvolvimento de inúmeras técnicas em em neurocirurgia.

Dando sequência a uma série de audiências que servem de base para a consolidação das leis do consumidor no Paraná, o deputado Paulo Gomes (PP) vai reunir especialistas para tratar sobre a “Alimentação Saudável nas Cantinas Escolares”. O encontro será quarta-feira (20), às 14 horas, no Plenarinho.

O deputado Alexandre Amaro vai realizar uma Audiência Pública para tratar sobre as “Perspectivas e Desafios diante do Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O debate será na próxima quinta-feira (21), no Plenarinho, a partir das 14 horas.

Sessão Plenária

Os deputados concluem na próxima segunda-feira (18) a tramitação do projeto de lei que prevê novas regras para a escolha de diretores de escolas públicas do Paraná. A proposição 672/2023, do Poder Executivo, define que os candidatos ao cargo terão de passar por cursos, além de serem submetidos a uma avaliação antes de poderem concorrer às eleições nas escolas.

A iniciativa está na pauta da sessão plenária em redação final, assim como outros quatro projetos de lei. O 416/2023, também do Governo, que cria o Programa Paraná Integral. O 339/2023, que concede o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná a João Vitor Mazzer, e é assinado pelo deputado Do Carmo (União). O projeto de lei 447/2023, do deputado Hussein Bakri (PSD), que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção da Bronquiolite no Estado do Paraná. E o 614/2023, do deputado Gugu Bueno (PSD), que concede o título de utilidade pública à Associação Patobranquense de Kickboxing Boxe.

Primeira discussão

Começam a tramitar no Plenário o projeto 564/2021, que estabelece diretrizes para implantação de políticas públicas estaduais destinadas ao desenvolvimento das potencialidades de educandos com altas habilidades/ superdotação na rede de ensino pública do Estado do Paraná. O projeto é do deputado Evandro Araújo (PSD).

O projeto 108/2023 estabelece a obrigatoriedade de as concessionárias de água e energia elétrica propiciarem a regularização de débitos no momento que antecede a suspensão do fornecimento de serviços e dá outras providências. Pela proposta do deputado Gugu Bueno (PSD), as empresas devem ofertar ao usuário inadimplente, no ato do corte do serviço, a opção de pagamento dos débitos pendentes, por meio de cartão de crédito, débito, ou PIX. A proposição anexa projeto 151/2023, do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

Também em primeira discussão está o projeto 116/2023, da deputada Márcia Huçulak (PSD), que autoriza e define a prática da Telessaúde em todo o território do Estado do Paraná.

Outros projetos

Em terceira discussão, o parlamento vai apreciar o projeto de lei 316/2023, de autoria dos deputados Dr. Antenor (PT) e Professor Lemos (PT), que institui a Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com epilepsia.

Para completar, os deputados votam em segundo turno dois projetos de lei concedendo o título de utilidade pública: o 628/2023, destinado à Associação Respeito Não Tem Cor, de São José dos Pinhais; e o 616/2023, à Associação de Surdos de Cascavel.

Transmissão

A sessão plenária da próxima segunda-feira (18) terá transmissão ao vivo e pode ser acompanhada a partir das 14h30, pela TV Assembleia, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

📢 Viu algo impressionante, curioso ou suspeito em Curitiba?
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp:
(41) 98764-2955 📲
👉 Falar com a Redação ✅ Participar do Grupo de Notícias

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Curitiba!

Com tom de pré-campanha, Guto Silva reforça sintonia com governador e fala em futuro do Paraná
Com aumento da vacinação no Paraná, casos e internações por síndromes gripais diminuem
Assembleia aponta Ney Leprevost como o deputado mais ativo em demandas por serviços públicos
Deputado paranaense Filipe Barros está, pela segunda vez, entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso
Populares usam pás para conter pitbull que atacou cavalo no Paraná
Compartilhe o artigo
Facebook Email Print

© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Bem vindo!

Acesse sua conta!

Username or Email Address
Password

Lost your password?