Na terça-feira (28), a Prefeitura de Curitiba publicou o decreto 890/2021 que determinou o fechamento dos supermercados aos sábados e domingos e restringiu o horário de funcionamento das 6h às 21h para conter o avanço da Covid-19 na cidade que está na bandeira laranja.
Sobre o Decreto Municipal nº 890, que determinou o fechamento dos supermercados aos sábados e domingos e restringiu o horário de funcionamento das 6h às 21h, a Apras (Associação Paranaense de Supermercados) informa que buscou o dialogo com os órgãos competentes para apresentar os argumentos e solicitar a revisão do decreto em benefício do bem-estar e segurança dos consumidores e colaboradores, porém sem respostas efetivas.
Preocupada com as consequências das decisões e prevendo situações caóticas, a APRAS entrou com um Mandado de Segurança na busca de reverter essa decisão.
Em resposta ao Mandado, a Justiça determinou que a Prefeitura Municipal de Curitiba se manifeste em até 72 horas, prazo que, lamentavelmente, ultrapassa o próximo final de semana.
Independentemente da posição da Prefeitura, a Apras destaca que irá orientar o setor a cumprir a determinação, assim como sempre fizemos desde o início da pandemia, mas ressalta que a negativa irá prejudicar diretamente a população.
A Apras esclarece que a experiência adquirida nesta pandemia mostra que a ampliação dos horários ajuda a distribuir os clientes no decorrer dos dias da semana. Além disso, as pessoas que trabalham durante a semana, não terão nenhum dia viável para fazer as suas compras essenciais.