Curitiba: bela, recatada e cheia de títulos

Parece que dar apelidos e títulos a Curitiba é o mais novo esporte mundial. Depois da famigerada ‘República de Curitiba’, cunhada por Lula há alguns meses, nos últimos dias foi a vez da UNESCO voltar os seus olhos para a Terra de muito pinhão. A cidade foi considerada umas das 15 cidades mais bonitas do mundo em apontamento da organização. E a única brasileira.

Com tanta gente importante mencionando Curitiba, resolvemos fazer um mergulho na história e analisar os principais apelidos e títulos que a cidade já ganhou.

Republica de Curitiba

 

ANOS 2000

Mais recentemente, em 2010, ela recebeu títulos de Cidade mais sustentável do mundo, através do prêmio Globe Award Sustainable City, e Cidade mais verde da América Latina, segundo o Índice de Cidades Verdes. No ano passado, em 2015, ela foi considerada uma das cidades mais limpas do mundo de acordo com o site inglês Hassle (http://blog.hassle.com/the-worlds-cleanest-cities).

Curitiba Verde

Quando se fala de frio, lembramos logo daqui também, já que as baixas temperaturas são bem presentes durante vários meses do ano. Por conta disso, em 2015, a cidade foi considerada a capital mais fria do país. Ainda em relação ao tempo, todos sabemos que o sol também não aparece muito por aqui, e em 2014, Curitiba foi considerada a cidade mais nublada do país, segundo a Agência Nacional de Turismo do Brasil.

Curitiba fria

Curitiba nublada

Outro título curioso que a cidade já recebeu foi da Revista Exame de Cidade mais engraçada do Brasil, isso porque o facebook da prefeitura da cidade resolveu deixar de lado os posts mais formais e passou a adotar uma linguagem mais popular, típica da internet. Além disso, o “facebook da Prefs” sempre traz referências do filme Harry Potter e de algumas animações populares como A Hora da Aventura.

Curitiba engraçada

Anos 90

Nos anos 90, a cidade foi reconhecida mundial e nacionalmente por ser bastante limpa e verde, sendo apelidada de Capital Ecológica. A campanha foi bastante usada pela prefeitura destacar seus feitos.

curitiba ecologica

Em paralelo, o apelido de cidade-modelo também correu o país nos anos 90 e era comum ouvir o narrador Silvio Luiz rasgar seu vozeirão dizendo: “Curitiba, a capital modelo”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ANOS 80

Outro ponto pelo qual a cidade é bem conhecida é o povo, sempre lembrado como um povo fechado. Mas isso nós curitibanos sabemos que não é exatamente verdade, pois a cidade também já foi conhecida como Cidade Sorriso, de acordo com uma documento ufanista sobre a cultura curitibana.

 

 

E você, lembra de algum apelido da nossa CWB?

 

Comments

comments