Em busca de ações de sucesso no manejo e conservação da fauna, o prefeito de Córdoba (Argentina), Martin Llaryora, fez uma visita ao Zoológico de Curitiba na manhã desta terça-feira (15/2). Ele foi recebido pelo superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marcos Traad, e pelo diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.
Antes de percorrer as vias entre os recintos, conhecer os animais da fauna nativa e a área de reprodução de psitacídeos (papagaios), o grupo conversou sobre as ações em desenvolvimento na instituição curitibana e no Parque da Biodiversidade, em Córdoba.
“Estamos passando por momentos semelhantes, com os mesmos objetivos e desafios”, destacou Evaristo. Assim como o Zoo de Curitiba, o Parque da Biodiversidade, que passou a ser público há cerca de um ano depois de três décadas sob concessão, também tem foco na conservação de espécies.
Llyaora contou que, além das tendências do Zoo, interessa ao município argentino, toda a política ambiental desenvolvida em Curitiba. “As duas cidades são similares em tamanho e população. Curitiba é referência, não apenas para o Brasil e para o mundo e essa troca de experiências é muito importante”, reforçou o prefeito de Córdoba.
Também compuseram a comitiva o secretário de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da cidade argentina, Jorge Folloni, e o presidente do Biocórdoba, entidade responsável pela gestão do parque local, Enzo Cravero. Além dos representantes do Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaides e Empresários do Mercosul (Bripaem), o secretário-geral, Ramon Ortelado; e o de Relações Exteriores, Edemir Bozeski.
A visita faz parte de uma agenda da Assessoria de Relações Internacionais de Curitiba e envolve reuniões com outras áreas da administração.