Nesta quarta-feira (18), os usuários do X (antigo Twitter) foram surpreendidos com o retorno da plataforma após quase 20 dias de bloqueio. Frases como “O Twitter voltou” e “Gente, o Twitter” rapidamente dominaram os Trending Topics, com 14,5 mil e 18,5 mil publicações, respectivamente. A celebração da comunidade, que há semanas aguardava por um desfecho, indica o quanto o X é central para a troca de ideias e informações, mas ainda não está claro se o retorno da rede social é definitivo ou apenas temporário.
O bloqueio do X ocorreu por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o dono da rede social, Elon Musk, não cumprir uma determinação de nomear um novo representante legal no Brasil. Além disso, Musk também foi multado em milhões de reais por descumprimento de decisões judiciais. Sem a nomeação e o pagamento das multas, o STF suspendeu o acesso à rede no Brasil, levando a uma onda de indignação entre os usuários da plataforma.
Na semana passada, Moraes determinou que o montante de R$ 18,35 milhões bloqueados das contas do X e da Starlink, ambas pertencentes a Musk, fosse transferido para os cofres da União. A soma, referente ao pagamento de multas, foi estipulada em razão de repetidos descumprimentos de ordens judiciais pela rede social, o que agravou a situação.