A partir de segunda-feira (30/7), os horários de pico no trânsito da cidade deverão ser antecipados, no início da manhã e no final da tarde, por causa do retorno às aulas.
A perspectiva da Superintendência de Trânsito (Setran), com base em anos anteriores, é que o tráfego de veículos seja mais intenso por volta das 7h e das 17h30, com o movimento de pais e responsáveis próximo de estabelecimentos de ensino aumentando de 30% a 40%.
“Reforçamos a importância de os motoristas redobrarem a atenção no trânsito, principalmente próximo de escolas, onde aumenta a concentração de pedestres e o limite de velocidade é de 30 km/h”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
Ao levar ou buscar as crianças na escola, pais e responsáveis devem respeitar a sinalização de embarque e de desembarque e parar somente pelo tempo necessário para que a criança possa entrar ou sair, facilitando o acesso de outras famílias.
“Respeitar a sinalização existente na hora de estacionar também é uma forma de educar o filho”, alerta Rosangela. Estacionamento em contramão de direção, em fila dupla e em locais proibidos continuam sendo infração de trânsito, mesmo nas quadras com escolas.
Cuidados redobrados
Na hora de levar os filhos para a escola, também é importante estar atento e observar todo o movimento ao redor, evitando ficar muito tempo dentro do carro parado.
A orientação da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito é antecipar, ainda em casa, os preparativos para as aulas, como organizar a mochila.