Você está com o nome limpo, mas seu score está baixo e você não consegue crédito?

3 Min de leitura

Segue o texto corrigido:

Você está com o nome limpo, mas seu score está baixo e você não consegue crédito.

Você sabe o que é o SCR do Banco Central?

É o Sistema de Informações de Créditos (SCR), criado pela Resolução nº 3.658/2008 do Banco Central do Brasil. Tem por finalidade prover informações para fins de supervisão do risco de crédito.

Trata-se de um cadastro com informações sobre empréstimos que você tem ou já teve nos últimos 5 anos, nos bancos com os quais manteve relacionamento.

Essas informações são trocadas entre as instituições financeiras, através do SCR, para que possam avaliar o perfil do cliente e verificar se é ou não um bom pagador.

Informações negativas, como falta de pagamento ou pagamento parcial, permanecem por 5 anos com o apontamento de “prejuízo”, mesmo que você tenha feito um acordo e quitado a dívida por um valor menor com a instituição financeira.

Resumindo, se o seu nome está inscrito no SCR-Sisbacen, você não consegue crédito, seu score não aumenta e seu nome possui restrição.

Mas, calma, se você quitou a dívida, mesmo com desconto, seu nome não pode constar nesta lista de restrição de crédito, e você tem direito a acionar as instituições para a exclusão do seu nome desta lista, junto com os apontamentos negativos.

Conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados, sempre que você encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção.

Isso pode ser feito diretamente nas instituições ou junto ao Banco Central.

Caso as instituições neguem a correção da informação, você deve procurar o auxílio de um advogado. Este poderá, mediante pedido liminar, requerer a correção imediata da informação.

A negativação indevida gera uma obrigação de reparação por danos morais, pois a inscrição indevida afeta a personalidade individual da pessoa, denegrindo sua imagem, desgastando-a perante a sociedade e também em seu íntimo.

A indicação para a pessoa que busca reparação por este dano é que ela busque o auxílio de um advogado.

 

Por Felipe Slompo de Almeida

Instagram clicando aqui

Compartilhe o artigo