fbpx Vila Pantanal ganha bosque com plantio de 1,3 mil árvores nativas em Curitiba | XV Curitiba
Conecte-se conosco

Curitibanices

Vila Pantanal ganha bosque com plantio de 1,3 mil árvores nativas em Curitiba

Publicado

em

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, vai ganhar um bosque com 1,3 mil mudas de árvores nativas. A Prefeitura iniciou a primeira fase do plantio das árvores, nesta sexta-feira (22/5), recompondo a vegetação de uma área de 5 mil m², na entrada da Vila, que vinha sofrendo com queimadas causadas por invasores do terreno.

O administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias, destacou que o bosque é mais uma das benfeitorias na Vila Pantanal. “A Prefeitura tem realizado ações constantes aqui, com mutirões de limpeza, tem a Horta Comunitária e os moradores têm participado ativamente. Certamente vão cuidar com carinho deste novo local”, falou. 

Estiagem e covid-19

A região integra a Área de Proteção Ambiental (APA) do Iguaçu e está recebendo um mix de espécies nativas, respeitando as características do bioma, como explicou o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro. 

Ele contou que o trabalho na Vila Pantanal foi dividido em fases, respeitando dois desafios deste maio de 2020: a atual estiagem e a pandemia da covid-19.

Para respeitar o distanciamento social, as equipes da Secretaria do Meio Ambiente estão atuando em números reduzidos. E, com a falta de chuvas, as plantas também têm uma dedicação extra na irrigação.

Nesta primeira fase, as primeiras cem mudas estão sendo plantadas próximas às instalações do projeto Ecocidadão na Vila Pantanal, onde os 22 integrantes que fazem a seleção de materiais recicláveis para a venda vão  também contribuir para o crescimento das árvores.

O barracão fica perto de um canal, em que catadores e moradores podem buscar água para as primeiras irrigações. 

“O que estiver no nosso alcance para ajudar na preservação desse bosque, vamos fazer. Ficamos muito felizes com essa solução”, disse o presidente a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Pantanal, Gilmar João Chaves Filho. 

Ele conta que estava preocupado com os incêndios causados por pessoas que estavam invadindo a área. “O medo era que chegasse até o barracão. Com as árvores, as pessoas vão respeitar mais”, falou. 

Os berços para as demais mudas já foram abertos e o plantio será feito nas próximas semanas.

Educação Ambiental 

A presidente da Associação de Moradores da Vila Olímpica, Mônica Maria Baragão Neves, também participou do início do plantio das árvores e comemorou. 

“Este bosque vem bem ao encontro do que queríamos. Vai nos ajudar na educação ambiental dos moradores. Áreas verdes não são áreas de lixo”, falou a presidente.

A fumaça do fogo das últimas semanas chegava até a Vila Olímpica, incomodando a população. “Chamamos a Regional Boqueirão que trouxe a Guarda Municipal e o Meio Ambiente para inspecionar”, contou Mônica.

Os focos foram contidos com apoio do Corpo de Bombeiros. A população foi orientada a denunciar situações como invasões, descarte de lixo ou fogo no local. 

Desafio 100 mil Árvores 

As 1,3 mil árvores que serão plantadas na área da Vila Pantanal serão contabilizadas para o Desafio 100 mil árvores. O projeto pretende efetivar o plantio de cem mil novas árvores na cidade em um ano. Já foram plantadas 55.697 mudas.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy