Vídeo: Ônibus é atingido por trem após pane em cruzamento ferroviário em Curitiba; Rumo e empresa de transporte divulgam notas

3 Min de leitura
Foto: Divulgação

Um ônibus ligeirinho da linha Barreirinha/São José foi atingido lateralmente por um trem na noite desta sexta-feira (16), em Curitiba, após parar sobre uma passagem de nível localizada na Avenida Anita Garibaldi, próximo ao cruzamento com a Rua Flávio Dallegrave, no bairro Barreirinha. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com informações preliminares, o ônibus teria sofrido uma falha mecânica ou ficou preso ao tentar cruzar os trilhos, ficando imobilizado sobre a linha férrea. Testemunhas relataram que o maquinista do trem acionou a buzina e os freios de emergência na tentativa de evitar a colisão, mas, devido ao peso da composição, o trem acabou atingindo a lateral do veículo. Quatro pessoas estavam no ônibus no momento do acidente: o motorista, duas mulheres e uma criança. O coletivo estava quase vazio, pois havia acabado de sair do Terminal do Barreirinha.

Em nota à imprensa, a concessionária Rumo Logística, responsável pela linha férrea, informou que o acidente ocorreu por volta das 19h e que o motorista do ônibus teria desrespeitado a sinalização no local ao tentar fazer uma conversão à esquerda sem observar os procedimentos de segurança obrigatórios: “pare, olhe e escute”. A empresa reforçou que a preferência, conforme o Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, é sempre do trem. Ainda segundo a Rumo, após a colisão, o motorista deixou o local antes da chegada das equipes de apoio.

Já a empresa responsável pelo transporte coletivo informou que o motorista do ônibus relatou que o semáforo estava fechado, o que o obrigou a parar muito próximo dos trilhos. Quando tentou recuar, o trem já estava próximo e acabou tocando de leve a lateral do coletivo. O ônibus não sofreu avarias graves e conseguiu seguir viagem após o ocorrido. O motorista foi retirado da escala do fim de semana e deve comparecer à empresa na próxima segunda-feira (19) para prestar esclarecimentos formais sobre o caso.

O incidente reacende o alerta para a necessidade de atenção redobrada em passagens de nível e reforça a importância de seguir rigorosamente os protocolos de segurança em áreas de cruzamento ferroviário.

Compartilhe o artigo