Em um ato heroico na tarde deste último domingo, 17, a Polícia Militar (PM) de Toledo conseguiu salvar a vida de um cachorro da raça “Lulu da Pomerânia Albina Anã”, que estava aprisionado no porta-malas de um carro estacionado sob o sol intenso. O episódio aconteceu nas proximidades do Shopping Panambie, e o dono do animal não foi localizado imediatamente. Após serem identificados, os responsáveis foram encaminhados à delegacia para responder por maus-tratos a animais.
O caso teve início por volta das 14h00, quando a equipe da PM foi acionada por um cidadão preocupado que observou o cachorro em condição precária dentro do porta-malas de um Jeep Renegade. Diante da gravidade da situação e do risco à vida do animal, os policiais iniciaram uma busca pelos proprietários do veículo em restaurantes e lojas próximas ao local. Infelizmente, as tentativas de localizar o dono foram infrutíferas.
Dada a urgência, a decisão tomada pelos agentes de segurança foi quebrar um dos vidros laterais do carro para efetuar o resgate. O estado do cachorro, ao ser retirado do veículo, era alarmante. O animal se encontrava ofegante, trêmulo e com alta temperatura corporal, sinais claros de insolação e estresse. Felizmente, o atendimento prontamente fornecido pela polícia evitou que o pior acontecesse, e não foi necessário acionar os bombeiros, que também chegaram ao local para prestar assistência.
Pouco depois, às 14h43, os responsáveis pelo cachorro foram localizados e informados sobre o crime que cometeram. Eles foram levados à 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP) para as devidas providências legais, acompanhados do cachorro resgatado.
O caso chama a atenção para a importância de sempre denunciar situações de abuso e maus-tratos a animais. O rápido acionamento da polícia e a colaboração de um cidadão atento foram fundamentais para salvar a vida deste animal, evitando uma tragédia que, infelizmente, não é tão rara quanto deveria ser.
Ver essa foto no Instagram