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Vice-Prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, quer remover os trens de carga de dentro da cidade

XV CURITIBA
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Vice-prefeito Eduardo Pimentel assume a Secretaria das Cidades do Paraná a partir de janeiro. Foto: Divulgação

Em um passo significativo para resolver os persistentes problemas de tráfego e segurança associados às linhas férreas que cortam a área urbana de Curitiba, Eduardo Pimentel, secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito da capital paranaense, teve uma reunião crucial em Brasília na última quarta-feira (16). O encontro reuniu representantes do Ministério dos Transportes e da Casa Civil da Presidência da República e focou na possibilidade de retirar as linhas férreas da região central da cidade.

O governo tem uma licitação planejada para 2027 que determinará a empresa responsável pela operação do trecho ferroviário que atravessa Curitiba. No entanto, as partes envolvidas, incluindo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o governo federal e a empresa que atualmente opera o sistema, estão avaliando uma possível renovação antecipada do contrato, sob certas condições.

Curitiba detém o título nada invejável de ser a única capital brasileira com uma linha férrea de transporte de cargas cruzando sua área urbana. Esse fato gera uma série de problemas, desde congestionamentos até tempos de espera prolongados para o transporte público. O mais alarmante é o número elevado de acidentes associados à presença dessa linha férrea na cidade.

“Estamos diante de uma janela de oportunidade para resolver este problema junto com o Governo Federal”, afirmou Eduardo Pimentel. Ele acrescentou: “Por isso, voltei a Brasília esta semana para pedir a inclusão da obra do contorno ferroviário de Curitiba na pauta da nova concessão.”

Com essa visita a Brasília, há um otimismo cauteloso de que a questão finalmente ganhe a atenção e a ação que merece. Se bem-sucedida, a iniciativa poderia significar uma melhora significativa na qualidade de vida dos habitantes da cidade, além de trazer benefícios para o sistema de transporte público e a segurança geral da área.

O acompanhamento dessa pauta será crucial nos próximos meses, à medida que os detalhes da possível renovação do contrato ou da futura licitação continuem a ser discutidos entre as partes envolvidas.

 

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