Um documento da Justiça Eleitoral trouxe à tona uma informação que movimentou a campanha da candidata à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml (PMB). Seu candidato a vice-prefeito, Jairo Aparecido Ferreira Filho (PMB), foi filiado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) por mais de um ano, entre abril de 2018 e outubro de 2019. O fato gerou polêmica, principalmente porque Graeml se apresenta como uma candidata de direita, firmemente contrária à ideologia de esquerda, com forte identificação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A informação veio à público através de uma reportagem do Blog Politicamente, que obteve acesso ao documento oficial. Além da passagem pelo PCdoB, o histórico de Jairo no mundo político revela filiações a outros partidos, como o PSDB, onde esteve registrado em dois períodos, entre 2003 e 2019, além do Partido Novo e do Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro, onde permaneceu até abril de 2024.
Durante o debate realizado na Band TV, Graeml reforçou sua postura conservadora, distanciando-se do campo político da esquerda. Ela se apresenta frequentemente como a candidata do bolsonarismo em Curitiba, uma vez que Bolsonaro conta com outro aliado, Paulo Martins, na chapa de Eduardo Pimentel (PSD), concorrente direto na disputa pela prefeitura.
No entanto, a ligação de Jairo com o PCdoB, partido que apoiou Fernando Haddad contra Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, colocou em xeque a coerência ideológica da chapa. Em resposta à reportagem, Jairo negou veementemente sua filiação ao PCdoB, afirmando desconhecer tal vínculo. “Desconheço essa informação. Fiz campanha para Bolsonaro em 2018, sempre me posicionei à direita”, declarou Jairo por telefone ao Blog Politicamente.