No último dia 11 de março, completou-se um ano desde que começaram a ser cobradas as tarifas nas praças de pedágio operadas pela EPR Litoral Pioneiro, sob direção de Marcos Moreira, localizadas nas cidades de Sengés e Siqueira Campos, pertencentes ao lote 2. Poucos dias antes, em 28 de fevereiro, a Via Araucária, sob comando do diretor Sergio Santillán, responsável pelo lote 1, que abrange a capital Curitiba e sua região metropolitana, também havia completado um ano do início das cobranças.
Desde a retomada da cobrança, usuários têm acompanhado atentamente o que vem sendo feito nas rodovias. Juntas, as concessionárias assumiram mais de mil quilômetros de estradas no Paraná, com a promessa de investir R$ 30 bilhões ao longo de três décadas – o que corresponderia a uma média de R$ 1 bilhão ao ano.
Contudo, motoristas e moradores das regiões afetadas afirmam que os investimentos visíveis até agora se restringem a serviços básicos, como capina, roçada, pinturas, atendimentos de guincho e a manutenção das próprias praças de pedágio. Obras estruturais mais amplas ou projetos significativos, esperados pelos usuários, ainda não tiveram início.
Em diversos trechos, motoristas destacam que as rodovias continuam apresentando problemas estruturais, apontando a existência de remendos temporários e uma “maquiagem” na infraestrutura das pistas. A sensação entre os usuários é de que os benefícios anunciados ainda estão muito distantes da realidade enfrentada diariamente nas estradas.
À medida que o período de concessão avança, cresce também a expectativa para que investimentos de grande porte sejam iniciados, garantindo, de fato, melhorias substanciais na segurança e qualidade das rodovias paranaenses. Afinal, o usuário, que agora paga diariamente para trafegar, aguarda ansiosamente que os resultados das cobranças se traduzam em obras efetivas e duradouras.
NOTA VIA ARAUCÁRIA:
A concessionária encaminhou uma nota detalhada sobre os serviços realizados neste primeiro ano de concessão. Para mais informações e detalhes sobre as ações desenvolvidas, acesse o site oficial da Via Araucária.
À medida que o período de concessão avança, cresce também a expectativa para que investimentos de grande porte sejam iniciados, garantindo, de fato, melhorias substanciais na segurança e qualidade das rodovias paranaenses. Afinal, o usuário, que agora paga diariamente para trafegar, aguarda ansiosamente que os resultados das cobranças se traduzam em obras efetivas e duradouras.