Conecte-se conosco

Curitibanices

Vestibular UFPR: 29,3% dos inscritos não compareceram para as provas deste domingo (13)

Publicado

em

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um total de 30.108 candidatos realizaram neste domingo a prova do Vestibular 2021/2022 da Universidade Federal do Paraná. Por outro lado, 12.490 candidatos, de um total de 42.598 inscritos, não compareceram para fazer a prova – abstenção de 29,32%, bem menor que a do vestibular anterior, realizado em julho de 2021, que foi de 41,6%.

O gabarito provisório será divulgado nesta segunda-feira (14/02), no site do Núcleo de Concursos da UFPR. Os candidatos terão prazo até as 11h59 do dia 16 de fevereiro para apresentar eventuais questionamentos sobre o gabarito, o que deve ser feito em formulário específico no mesmo site.

A prova foi aplicada em cinco cidades – Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos – e transcorreu em clima de tranquilidade.

Por causa da pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo o vestibular da UFPR acontece em fase única, exceto para o curso de Música, que terá prova de conhecimentos específicos na segunda-feira, dia 14. A prova deste domingo foi composta de 60 questões objetivas e um texto dissertativo-argumentativo.

Os candidatos foram distribuídos em 2.914 turmas, das quais 30 de atendimento especial, estas com um total de 145 candidatos. Por causa das medidas de prevenção exigidas pela pandemia de Covid-19, a ocupação das salas de prova foi de apenas 70% da capacidade física.

A data provável para divulgação do resultado do vestibular é 14 de março. Em entrevista à imprensa pouco antes do início da prova, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou que, pelo fato de o vestibular ocorrer em fase única, será necessário corrigir as redações de todos os candidatos (quando o processo é em duas fases, são corrigidas apenas as redações dos aprovados na primeira fase).

Este ano a UFPR oferta para o vestibular 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, processo seletivo com 70 vagas.

 

Receba as notícias do Portal XV Curitiba em seu Whatsapp, clicando aqui.