Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram, na sessão dessa terça-feira (7), por unanimidade, um requerimento que pede mais informações sobre a instalação dos radares na cidade. Oito novos radares passam a fiscalizar o trânsito, na última semana.
A pedido do vereador Silvio Santo (Republicanos), o requerimento (n° 08/2023) pede que seja recebido do Poder Executivo, mais especificamente da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito, o levantamento técnico e/ou estudo técnico da instalação dos radares.
“O Conselho Nacional de Trânsito determina que o estudo técnico precisa ser realizado e disponibilizado em sites oficiais. Por isso, estou solicitando mais informações sobre esse contrato dos radares instalados”, defende o vereador. O pedido pede ainda a inserção do cronograma de instalação de todos os radares no Município de São José dos Pinhais. O documento dá um prazo de até 15 quinze dias à Secretaria.
O mesmo tema seguiu outro requerimento do vereador Delegado Michel (PSD), subscrito na sessão, para mais informações sobre o contrato firmado entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e a empresa contratada, o Consórcio Murici.
“Em nenhum momento votei para ter radares, nem mesmo fui consultado, como presidente e membro da Comissão de Segurança e Trânsito Educação. Acredito que todos os vereadores aqui também não foram consultados e nem o projeto apresentado. Se nós temos dúvidas, a população também tem. Fiquei surpreso ao descobrir que a Prefeitura vai gastar muito mais com radares do que com segurança pública”, analisou o vereador.
Contraponto
Líder do Governo na Casa, o professor Wellington (PSB) rebateu a versão de que faltam informações no contrato adquirido para as instalações dos radares. “É importante esse requerimento, é importante que o vereador consiga fazer bem seu trabalho de fiscalização e orientação. Mas, em uma pesquisa rápida feita ontem, vi que todas as informações estão disponíveis, inclusive, no Portal da Transparência. Fico temeroso pelas narrativas políticas que se criam por conta de falta de informação”, disse.
O vereador Renan Machado (PL), na mesma esteira, pediu que tivesse mais tempo para apreciar requerimentos apresentados pelos vereadores. “O estudo técnico está ali, vou disponibilizar um link que tem todas as informações, ontem estava fazendo isso. Vou adiantar e enviar esse documento para dar celeridade ao nosso trabalho”, completou.
Tribuna
Na tribuna, o vereador Samuel Pinheiro (Republicanos) colocou em discussão a revitalização da Travessa Francisco Killian. Por meio de um requerimento, ele pede mais informações sobre o projeto e indaga a Prefeitura de São José dos Pinhais sobre o estudo de impacto de vizinhança da obra.
“Muitos empresários não foram consultados para a implantação dessa nova modificação, importante para o município, mas que todos possam conhecer. Há um projeto que diz sobre a revitalização desse espaço, onde haverá um calçamento, segundo projeto. Será fechado para o acesso à veículos. Aparentemente, uma ideia muito boa. Mas é preciso pensar se será a melhor opção para esse local”, questiona Samuel, que detalhou a possibilidade de um centro gastronômico na cidade, seguindo a identificação da Rua Coberta, em Gramado (RS).
Sobre o assunto, o vereador Abilio Alves (Cidadania) usou a palavra, no expediente pessoal, para destacar o requerimento sobre esse projeto de revitalização. “Gostaria de lembrar dos feirantes porque de um lado há empresários e do outro os feirantes. Eu mesmo sou filho de feirante e sei da dificuldade que é em montar barraca, ficar no tempo, chuva, sol. Lembrando que feirante é uma das profissões mais antigas e precisam ter uma atenção e um olhar especial, até mesmo uma conversa com eles”, defendeu.
O vereador José Possebon (Pros) também fez uso da tribuna e pediu atenção às indicações apresentadas ao longo do mandato, com histórico de pedidos na região da Borda do Campo e no Jardim Libanópolis, com destaque à Comissão de Moradores do bairro Libanópolis.
Presença
A convite do vereador Samuel Pinheiro, membros da ONG Jabras estiveram na Câmara Municipal de São José dos Pinhais para serem prestigiados pelo trabalho dentro da cidade. A instituição realiza diversas atividades e ações sociais que promovem cidadania e solidariedade aos são-joseenses.
Estavam presentes, o presidente Roberto, o vice Rafael, Leandro, Sueli, Eliane, Leoni, entre outros membros. Também, Leonardo da ONG Gastromotiva e Lizete do Projeto Arco-íris.
Votações
Em 2º turno de discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 601/2002 que autoriza o Poder Executivo Municipal a permutar imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal. O terreno em questão, conforme documento enviado e protocolo na Casa, pertence a Mitra da Diocese de São José dos Pinhais. O objetivo é regularizar a área onde funciona a Unidade de Saúde (UBS) Contenda.
O Projeto de Lei nº 618/2022, do vereador Alex Purkote (Cidadania), que trata sobre o acesso de pessoa com deficiência acompanhada de cão de assistência no município teve discussão e aprovação em 1º turno.
Vereadores aprovaram o pedido de vista ao Projeto de Lei nº 624/2022, do Poder Executivo, que altera e acresce dispositivos na Lei nº 2.170, de 22 de maio de 2013, que institui a Semana Cultural de Bandas e Fanfarras de São José dos Pinhais, a ser realizada anualmente, na quarta semana de agosto, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município e dá outras providências.
A próxima sessão está marcada para a próxima quinta-feira (9), a partir das 9 horas, com transmissão no canal oficial no Youtube da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.