O plenário também acatou moção de apoio ao pedido realizado pelo prefeito Eduardo Pimentel, direcionado ao Governo Federal, para a retirada de trens de carga de dentro de Curitiba (416.00030.2025). A iniciativa é do vereador Olimpio Araujo Junior (PL).
“Curitiba deve ser ouvida sobre a nova concessão ou renovação da malha ferroviária que passa pelo Paraná, especificamente dentro da capital”, cita a justificativa da moção. O requerimento acrescenta que a linha férrea ramal passa “por diversas áreas adensadas, em bairros como Centro, Cabral, Alto da XV, Cristo Rei, Cajuru e Uberaba, causando transtornos ao trânsito, […] além de gerar acidentes, inclusive com mortes, e produzir ruídos que incomodam os moradores”.
Conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Curitiba, Pimentel apresentou a demanda durante agenda em Brasília, na última terça-feira (8), com a diretora de Projetos e Obras da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF) do Ministério dos Transportes, Maryane Figueiredo.
Além da retirada das linhas férreas de carga da região central da cidade, o prefeito pediu o debate antecipado da renovação da concessão federal, que vai até 2027. Na ocasião, Pimentel reforçou que “Curitiba é o último grande centro urbano do país com essa interferência ferroviária. Temos acidentes e alguns fatais nessas interseções”.