A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União Brasil), de Curitiba, protocolou um ofício no dia 18 de julho de 2025, solicitando ao presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União/AP), que dê prosseguimento com “máxima urgência” aos pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
No documento, a parlamentar argumenta que diversos pedidos já foram apresentados ao Senado, o que, segundo ela, demonstra não apenas a gravidade das condutas atribuídas ao ministro, mas também um “crescente clamor da sociedade e de setores jurídicos e políticos” por apuração dos fatos.
A vereadora aponta que as denúncias relatam possíveis violações aos princípios constitucionais da legalidade, imparcialidade e separação dos Poderes. “As reiteradas ações do ministro Alexandre de Moraes têm gerado profunda preocupação quanto ao equilíbrio entre os Poderes da República”, destacou a vereadora no ofício.
Tathiana Guzella também reforçou que cabe ao Senado Federal zelar pela responsabilidade institucional e a confiança da sociedade nas instituições brasileiras, pedindo que o processo seja analisado com transparência.
O pedido é baseado no artigo 52, inciso II, da Constituição Federal, que atribui ao Senado a competência para julgar ministros do STF em caso de crime de responsabilidade.







