A vereadora Camila Gonda (PSB) usou as redes sociais nesta quinta-feira (3) para denunciar o que considera uma tentativa de silenciar seu mandato na Câmara Municipal de Curitiba. Em um vídeo publicado em seu perfil, Gonda afirmou ter sido surpreendida nesta semana com a abertura de duas sindicâncias contra ela, publicadas no Diário Oficial da Casa Legislativa.
Segundo a vereadora, os procedimentos correm de forma sigilosa, mas seu gabinete teve acesso a uma síntese das acusações. Uma das sindicâncias, segundo ela, foi motivada por um questionamento sobre sua postura durante as sessões plenárias. A outra, que Gonda classificou como “muito mais grave”, envolve uma denúncia de suposta violência política contra outro vereador.
A parlamentar acredita que esta segunda sindicância tenha relação com um episódio recente, no qual ela utilizou a tribuna da Câmara para se defender de ataques que atribui a um colega. De acordo com Gonda, o vereador em questão teria feito publicações nas redes sociais com conteúdo misógino, questionando sua forma de se vestir e sua atuação política.
“Nosso mandato não vai tolerar qualquer tipo de tentativa de silenciamento”, declarou. “Não vamos admitir qualquer tentativa nesse sentido”, reforçou Gonda, que está em seu primeiro mandato e tem se destacado por uma atuação combativa no Legislativo curitibano.
Ela afirmou estar tranquila quanto ao andamento das sindicâncias, por considerá-las infundadas, e disse confiar no trabalho da Corregedoria da Câmara. No entanto, destacou que os processos representam uma forma de pressão e intimidação para que ela “fique com medo” e “leve um calaboca”.
Camila Gonda concluiu o vídeo fazendo um apelo ao apoio popular: “Nós vamos precisar cada vez mais da população com a gente, cada vez mais de vocês, porque é isso que a gente tem aqui na Câmara Municipal de Curitiba. Não vão conseguir me silenciar”, afirmou.
As sindicâncias devem ser analisadas pelos órgãos internos da Câmara, que avaliarão a procedência das denúncias.
Ver essa foto no Instagram
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp:
(41) 98764-2955 📲
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Curitiba!