segunda-feira, 9 fev 2026

Notícias em tempo real de Curitiba e região

Whatsapp
XV Curitiba
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
XV CuritibaXV Curitiba
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
Pesquisa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
Have an existing account? Sign In
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Vereador propõe cadastro de condenados por crimes sexuais em Curitiba

Ultima atualização: 21 de janeiro de 2026 14:58
XV CURITIBA
Compartilhe
4 Min de leitura
Foto: IA
Compartilhe

Criar um instrumento administrativo voltado à prevenção e à proteção da infância é o objetivo do projeto de lei do vereador Bruno Secco (Republicanos) que institui, por meio da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a obrigatoriedade de um Cadastro Municipal de Condenados por Crimes Sexuais. A proposta reúne informações sobre pessoas condenadas, por decisão judicial transitada em julgado, pela prática desse tipo de crime, com regras específicas de sigilo e controle de acesso.

Contents
  • Como o Cadastro de Condenados será implementado em Curitiba
  • LGPD: acesso ao Cadastro de Condenados será monitorado

O cadastro integra a proposta de Política Municipal de Identificação e Acompanhamento de Condenados por Crimes Sexuais e tem caráter exclusivamente administrativo, sem finalidade investigativa ou de divulgação pública indiscriminada. O foco da iniciativa é subsidiar ações preventivas da rede municipal de proteção, especialmente aquelas voltadas a crianças e adolescentes em situação de risco.

Como o Cadastro de Condenados será implementado em Curitiba

Para pôr em prática o projeto de lei, se aprovado na CMC, Bruno Secco indica que serão sistematizadas informações já existentes no Poder Judiciário, sem criação de novas sanções ou atribuições penais. O cadastro poderá conter dados considerados estritamente necessários à finalidade preventiva, como identificação básica, fotografia atualizada, características físicas, vara e número do processo judicial, classificação da condenação e informações essenciais para orientar ações da rede de proteção municipal.

Segundo a justificativa assinada por Bruno Secco, a proposta “visa criar, no âmbito do Município de Curitiba, um instrumento administrativo capaz de organizar informações essenciais sobre pessoas condenadas pela prática de crimes sexuais”. O acesso às informações será concedido às equipes responsáveis pelas políticas de proteção à infância, além das polícias, do Ministério Público e do Poder Judiciário. Também está prevista a possibilidade de acesso por cidadãos previamente cadastrados, mediante identificação, justificativa e aceite de termo de responsabilidade.

- Advertisement -

LGPD: acesso ao Cadastro de Condenados será monitorado

O projeto estabelece salvaguardas para assegurar o uso responsável dos dados. Todo acesso ao cadastro deverá ser registrado, com identificação do usuário, data, horário e finalidade da consulta. O texto veda expressamente a utilização das informações para fins de investigação criminal ou para exposição pública de dados sensíveis.

Na justificativa, o autor ressalta que a medida está em consonância com o artigo 227 da Constituição Federal e com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, afirmando que a organização dessas informações “ajudará a reforçar a atuação das equipes que lidam diretamente com situações de risco, permitindo a formulação de políticas públicas mais assertivas e intervenções preventivas mais eficazes”.

A proposta também destaca que não há invasão da competência estadual em matéria de segurança pública, uma vez que o cadastro se limita ao tratamento administrativo de dados decorrentes de decisões judiciais definitivas. O tratamento das informações deverá observar integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal nº 13.709/2018), com previsão de responsabilização em caso de uso indevido. Atualmente, o projeto encontra-se em análise pelas comissões temáticas da Câmara de Curitiba, após instrução da Procuradoria Jurídica.

 

Compartilhe o artigo
E-mail Copie link Print

XV Curitiba

Notícias de Curitiba e do Paraná em tempo real. Informação com credibilidade, atualizações 24 horas por dia.

Instagram Facebook Whatsapp

Sobre nós

  • Fale conosco
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade
  • Conteúdo de Marca
© Copyright 2025 XV Curitiba | Todos os direitos reservados  | Desenvolvido por Brockt.com
Welcome to Foxiz
Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Esqueceu sua senha?