Na última sexta-feira à noite, André Luiz de Paula, vereador pelo partido Republicanos em Pinhais, foi preso em flagrante por embriaguez ao volante no Centro de Curitiba. Segundo informações da Polícia Militar, o vereador ainda questionou o trabalho dos agentes e se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Ao ser informado de que seria levado à delegacia devido aos sinais de embriaguez, André Luiz passou a filmar os militares e ameaçar que conversaria com superiores dos policiais, além de um deputado. Na delegacia, o vereador quebrou luminárias da cela onde estava e foi transferido para outro espaço. De acordo com a PM, durante a abordagem, o parlamentar não atendeu às orientações dos agentes.
André Luiz de Paula nasceu no Rio de Janeiro em 1975, é casado desde 1995 e tem uma filha. Formado em teologia, é radialista e palestrante, além de ser pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. O texto que apresenta o vereador como um defensor da família, dos valores cristãos e combatente de qualquer tipo de discriminação social ou racial. Ele exerce o primeiro mandato como vereador.
Até o momento, não foi possível contatar a defesa do vereador para comentar o assunto. O caso levanta questões sobre a conduta de políticos eleitos e a necessidade de se comportarem de maneira exemplar, principalmente no que diz respeito à segurança no trânsito.