A trágica queda de um avião bimotor, que partiu de Governador Valadares, na região do Rio Doce, e caiu no Norte de Santa Catarina, resultou na morte do piloto Geraldo Cláudio de Assis Lima e do empresário Antônio Augusto Castro. A tragédia ocorreu na segunda-feira, 3 de junho, e os corpos das vítimas foram encaminhados para a Superintendência Regional de Polícia Científica em Joinville para identificação.
Devido ao estado em que os corpos foram encontrados, a identificação precisa será realizada por meio de exames de DNA. A Polícia Científica de Santa Catarina garantiu que está empenhada em concluir o processo de identificação o mais rápido possível. “A Polícia Científica reforça que está fazendo todos os esforços na identificação das vítimas o mais rápido possível e reafirma seu compromisso com a sociedade de usar a ciência para a promoção da justiça e cidadania”, declarou a instituição.
O bimotor, de propriedade de uma construtora de Belo Horizonte, estava a 3.660 metros de altitude quando começou a perder altura nos 20 minutos finais do trajeto. Os destroços da aeronave foram localizados em uma área de mata próxima à SC-416, entre as cidades de Garuva e Itapoá. Imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina mostram a carcaça do avião queimada e partes despedaçadas.
O avião bimotor que saiu de Governador Valadares, na região do Rio Doce, e caiu a caminho de Florianópolis, em Santa Catarina, na tarde dessa segunda (3), estava a 3.660 metros do chão quando começou a perder altitude. Os 20 minutos finais do trajeto da viagem foram em queda… pic.twitter.com/VZcOk8eWlO
— O Tempo (@otempo) June 4, 2024
A causa do acidente ainda é desconhecida e será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Uma equipe de Brasília está a caminho de Santa Catarina para iniciar a apuração. O Cenipa é o órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), responsável por investigar acidentes e incidentes aeronáuticos, visando prevenir futuras ocorrências.
Enquanto a investigação está em curso, as famílias das vítimas aguardam ansiosamente por respostas sobre o que pode ter levado à queda da aeronave. A comunidade de Governador Valadares, onde ambos os homens eram conhecidos, está em luto pela perda trágica.
A queda do avião levanta questões importantes sobre a segurança dos voos privados e o rigor dos procedimentos de manutenção e operação dessas aeronaves. As conclusões da investigação do Cenipa serão fundamentais para esclarecer as circunstâncias do acidente e propor melhorias que possam evitar tragédias semelhantes no futuro.
A identificação e a liberação dos corpos para as famílias são etapas dolorosas, mas necessárias para que possam prestar as últimas homenagens a Geraldo Cláudio de Assis Lima e Antônio Augusto Castro. Enquanto isso, a expectativa é que as investigações tragam respostas claras e contribuam para a segurança da aviação civil no Brasil.