Ad image

Vai começar o 6ª edição do Comida di Buteco em Curitiba

XV CURITIBA
5 Min Read

Quando chega o mês de abril os butequeiros de plantão já se preparam para a época mais festiva do ano. É quando acontece o Comida di Buteco, evento que premia o melhor bar de diversas cidades do Brasil. Em Curitiba será a 6ª edição do evento e 24 butecos participam disputando o título de o “Melhor buteco da capital paranaense”.

 

Em 2020 a competição inicia no dia 10 de abril e vai até 03 de maio. Durante estes 24 dias o público poderá ir até um ou a todos os 24 butecos concorrentes para dar a sua contribuição e participar. Ou seja, pedir o petisco participante criado especialmente para o concurso e votar em quatro quesitos: atendimento, higiene, temperatura da bebida e o próprio petisco. Esse último leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e um grupo de jurados especialistas, críticos e butequeiros de plantão tem os outros 50%. É daí que sai o melhor buteco da cidade, coroado no mês de junho.

 

Há cinco anos existe também uma segunda etapa do concurso para eleger o melhor buteco do Brasil. Para esta missão uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

 

Como os botecos são selecionados?

 

Esse ano, em Curitiba, 24 butecos participarão do concurso. Eles foram escolhidos a dedo e o critério desta seleção é que o estabelecimento seja familiar, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. Essa característica é essencial porque o concurso tem o objetivo de ser uma plataforma de transformação social. Logo, todos os butecos selecionados serão divulgados juntamente com os petiscos criados para o evento. 

 

Como surgiu o Comida di Buteco?         
 

O Comida di Buteco foi criado nos anos 2000, em Belo Horizonte (MG), com a ideia de instigar a criatividade dos butecos. Desde então, os bares são analisados pelo petiscos, ambiente, higiene e atendimento, e o lema é até hoje transformar a vida dessas pessoas por meio da cozinha raiz. Com o reconhecimento do concurso, o projeto foi se expandindo para outras cidades, e há cinco anos o Comida di Buteco elege também o melhor boteco do Brasil.

 

Quantas cidades participam no Brasil?

 

O Comida di Buteco já existe há 21 anos e ao longo desse tempo o concurso foi se expandindo e hoje abrange do Norte ao Sul do País. Atualmente são 21 circuitos em mais de 40 cidades que comemoram o mês da botecagem. Do estado de Minas Gerais (berço do concurso): Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas, Vale do Aço – Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano. De São Paulo: São Paulo capital, Campinas, Jaguariúna, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. Do Rio de Janeiro: Rio Capital, Baixada Fluminense e Niterói. Do Nordeste do Brasil: Salvados (BA), Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE). Da região Norte: Belém e  Ananindeua (PA), Manaus (AM), Da região sul: Florianópolis (SC), Porto Alegre e Canoas (RS) e Curitiba (PR). E da região Centro-Oeste: Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga (DF), Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO).

 

Em breve serão divulgadas a lista de bares participantes e petiscos concorrentes. O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.

 

Serviço

Comida di Buteco Curitiba

De 10/04 a 03/05

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.