Os artesãos da cidade estão concentrando esforços na preparação de produtos para a esperada Feira Especial de Natal. A feirinha que se tornou uma tradição na cidade ocorrerá simultaneamente nas praças Osório e Santos Andrade, de quarta-feira (22/11) a 23 de dezembro.
Os artesãos, que veem na feira uma oportunidade de compartilhar criações e sustentar as tradições, estão dedicando horas de trabalho na produção de itens exclusivos para esta temporada.
“A Feira Especial de Natal em Curitiba não é apenas uma oportunidade de compras, mas também uma celebração da criatividade, tradição e comunidade”, comenta Tangrian dos Santos, coordenadora das feiras no Instituto Municipal de Turismo.
Tradição e novidades
A artesã Sandra Olivet, 60, já se aproxima de uma década de participação em todas as quatro feiras especiais do ano (Primavera, Natal, Páscoa e Inverno) da Praça Osório. Este ano, a preparação para o Natal começou ainda em maio e ela mostrará na feira bonecos temáticos da época, como Papai Noel, biscoitos de gengibre e bonecos de neve.
“A Feira da Osório é muito boa para mim, vale muito a pena todo o esforço, porque além de ser prazerosa, é muito recompensante financeiramente, é como se fosse nosso 13° salário”, relata a artesã.
Aline Good, 50, expõe pela primeira vez na Feira de Natal. Ela é veterana da Feira do Largo da Ordem e tem altas expectativas para a Osório. “Eu sou frequentadora da feirinha da Osório como cliente e agora vou levar meus produtos com altas expectativas, fiz peças especiais para a Osório”. Aline faz peças com madeira pinus, como brinquedos pequenos, quadros e presépios, além disso, ela leva arco-íris de macramê e guirlandas.
Outra estreante é a belenense Sandra Ferreira, 55, artesã que mora em Curitiba há nove anos e já navegou por vários tipos de artesanato. “Há anos eu encontrei uma amiga artesã na feira e fiquei imaginando como seria expor meus produtos e agora vou participar na mesma barraca que ela, então vai ser especial”, relembra.
A produção de Sandra é feita em conjunto com um grupo de terceira idade da igreja. Ela e algumas colegas começaram a ajudar o grupo, que tem viés terapêutico, e o resultado foi tão satisfatório que foi escolhido no edital da feira deste ano. “Já estávamos produzindo na igreja, mas quando saiu o edital aceleramos a produção e focamos mais, eu e algumas colegas estamos trabalhando pesado. Estou muito animada”, comenta Sandra. Ela leva bonecos temáticos em feltro, guirlandas, jogos americanos de Natal, porta-guardanapos e porta-vinho.
Programe-se
Na Praça Osório, a feira funcionará de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 14h às 20h. Serão 61 barracas, sendo 40 delas pertencentes ao Instituto Municipal de Turismo e as outras 21 à Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Os visitantes podem esperar uma variedade de produtos artesanais, desde decorações natalinas até itens de vestuário e acessórios.
Já na Praça Santos Andrade, a Feira de Natal vai funcionar de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos das 12h às 18h30. Neste local histórico, serão montadas sete barracas, oferecendo aos visitantes uma experiência mais íntima e exclusiva.