Em tempos de pandemia profissionais da saúde recomendam o uso constante de álcool em gel para limpeza das mãos. Mas, a aplicação frequente pode ocasionar dermatite irritativa na pele. Esse tipo de dermatite se dá quando a pele entra em contato com substâncias ácidas, alcalinas ou químicas e, geralmente, as lesões são restritas ao local de contato.
Conversamos com médico dermatologista Marcos Winter, da Clínica Winter localizada no bairro Juvevê, em Curitiba, para saber quais são os cuidados que devemos tomar.
No caso do álcool em gel “o mais recomendável é a busca por produtos que possuam também na sua formulação hidratantes que acabam ajudando na reposição da água e oleosidade da pele”, afirma o médico.
Em 99% dos casos o álcool em gel é eficaz, especialmente, quando não se tem água e sabão para lavar as mãos – o que também é bastante recomendável. Com frequência, o sintoma mais comum da dermatite causada pelo álcool nas mãos, é a diminuição na camada de oleosidade da pele, automaticamente podendo ocasionar ressecamento, fissuras e descamação.
No caso das crianças o uso de álcool em gel deve ser supervisionado por adultos. O uso excessivo, “tanto para crianças quanto idosos podem fazer dermatite com maior facilidade, pois ambos possuem a pele mais fina e delicada”, alerta o especialista.
Outro fator importante que vale ressaltar são os riscos do uso do álcool em gel antes de mexer no fogão. “Existe um perigo enorme ao usar álcool em gel e manusear o fogão, pois podem fazer, sem que se perceba, chamas invisíveis ao olhos, e assim provocar queimaduras graves”, alerta doutor Winter.
Em geral, o tratamento para dermatite de contato irritativa ou mesmo no caso de queimaduras leves, pode ser feito com cremes antialérgicos e hidratantes nutritivos que aliviam o desconforto na pele. Em situações mais graves pode ser utilizado antialérgicos e/ou corticóides via oral. Lembrando que é necessário consultar um médico especialista ao apresentar sintomas.
https://www.facebook.com/drmarcoswinter/
@drmarcoswinter
Serviço
Clínica Winter
Endereço: Avenida João Gualberto, 1946 – Juvevê
Contato: (41) 3352-7450