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Uso do cinto de segurança poderia ter evitado 35% das mortes em rodovias do Paraná, alerta EPR

XV CURITIBA
Ultima atualização: 27 de maio de 2025 16:32
XV CURITIBA
Publicado 27 de maio de 2025
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Foto: EPR
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A EPR Litoral Pioneiro faz um alerta importante sobre a necessidade do uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros em suas viagens. Um levantamento da concessionária sobre o uso do dispositivo durante sinistros registrados nas rodovias sob sua operação indica um dado alarmante: 35% das vítimas que não usavam cinto de segurança faleceram nos locais dos acidentes. O número é referente às ocorrências registradas entre dezembro de 2024 e março de 2025, período de maior movimentação nas rodovias, englobando as festas de fim de ano, férias de verão e Carnaval.

“São dados que nos chamaram a atenção neste primeiro ano de operação viária de rodovias como a BR-277, que liga Curitiba ao Litoral, e entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro. Muitas dessas vidas poderiam ter sido salvas com um gesto simples: o uso do cinto de segurança.”, diz o gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro, Fernando Milléo.

A empresa vem realizando e apoiando campanhas de conscientização dos usuários para que as pessoas não sejam vítimas da própria postura ao se envolverem em acidentes em estradas. Uma dessas ações está vigente até o fim do mês e é alusiva ao Maio Amarelo, que traz debates importantes sobre assuntos que demandam atenção durante todo o ano.

A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança está em vigor desde 1997, comprovando desde então sua eficácia na redução da fatalidade durante os acidentes de trânsito. A professora da Escola Superior de Gestão Comunicação e Negócio da Uninter e doutora em Gestão Urbana, Rafaela Aparecida de Almeida, cita que diversas pesquisas indicam que chega a 50% o número de pessoas que não utilizam o equipamento, principalmente quando estão no banco traseiro dos veículos. “É um número bem expressivo”, comenta.

A especialista avalia ainda que a sensação de segurança pela presença de dispositivos como airbag nos veículos e até a impressão de que o cinto de segurança é desconfortável durante as viagens contribuem para os números. Para Rafaela, o relaxamento comportamental precisa ser observado ao mesmo tempo em que a gravidade da não utilização do cinto de segurança volte a ser debatida. Entre os principais riscos estão lesões graves, arremesso do corpo para fora do veículo e ferimentos nos demais passageiros.

“Em muitas vezes o acidente não pode ser evitado, mas a fatalidade sim, se a pessoa estiver usando o cinto de segurança. Então precisa dessa maior conscientização”, reforça.

Transporte seguro
O transporte de bebês e crianças de até 10 anos exige atenção. O Código de Trânsito Brasileiro prevê equipamentos específicos conforme a idade, e sempre no banco de trás:

  • Bebê conforto: até 13kg
  • Cadeirinha: até 18kg
  • Assento de elevação: até 1,45m de altura
  • Banco traseiro com cinto de segurança: acima de 1,45m de altura

As crianças, inclusive, são importantes aliadas na defesa do uso do cinto de segurança. “Quando a gente muda o comportamento das crianças elas começam a cobrar os pais pelo uso do cinto de segurança. Muitas vezes ela pode não entender o porquê, mas como ela foi ensinada, isso se torna a cultura dela”, complementa Rafaela.

Os pets também precisam de transporte específico e jamais devem ficar soltos nos veículos. Os animais de estimação devem ser acomodados com a guia presa no cinto de segurança ou em cadeirinhas destinadas a eles.

O que diz a lei
O artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro determina que é “obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional”. Além disso, o condutor ou o passageiro sem o cinto de segurança configura infração grave com multa como penalidade (R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação) e retenção do veículo até a colocação do cinto de segurança (artigo 167).

O transporte de crianças fora das normas de segurança é uma infração gravíssima, com multa (R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação) e retenção do veículo até a regularização da situação, conforme prevê o artigo 168.

Maio Amarelo
As ações de educação para o trânsito fazem parte do compromisso da EPR Litoral Pioneiro com a preservação de vidas e com a construção de uma rodovia mais segura para todos. A campanha do Maio Amarelo 2025 tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, conforme definido pela Resolução nº 1014/2024 do Contran, sob coordenação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

 

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