Ad image

Casamento coletivo emocionante une 732 casais, em Curitiba

XV CURITIBA
7 Min Read
Casamento coletivo promovido pelo programa Justiça no Bairro na Rua da Cidadania do Fazendinha. Na imagem: Os noivos , Luiz Otávio Bandini Siwiuk Naufel e Poliana da Silva Espíndola de Arruda Siwiuk Naufel . Curitiba, 23/03/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Rua da Cidadania Fazendinha-Portão, na Rua Carlos Klemtz, no bairro Fazendinha, foi tomada por noivas e noivos de todas as idades, vestidos e preparados para celebrar o matrimônio, nesse sábado (23/3), na companhia de familiares e amigos. O casamento coletivo, uma das ações do programa Justiça no Bairro – Sesc Cidadão, garantiu a união de papel passado a 732 casais, moradores da Grande Curitiba.

O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, prestigiou a cerimônia realizada à tarde, para 387 casais de Curitiba. De manhã foi a vez dos 345 casais de moradores da Região Metropolitana que se cadastraram. Desta vez foi necessário dividir o grupo para que todos pudessem ser atendidos.

Eduardo Pimentel falou aos noivos da emoção da celebração e contou que nos próximos dias ele comemora 14 anos de casado com Paula Mocellin. “Estou com ela há 22 anos. Eu tenho 39 de idade. Tenho mais tempo com ela do que sem. Posso imaginar quantos sonhos estão presentes aqui com cada um de vocês”, disse Pimentel, ao agradecer à desembargadora pelo projeto.

O casamento coletivo é uma parceria do Tribunal de Justiça do Paraná, Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná) e Prefeitura de Curitiba.

- Advertisement -

O vice-prefeito lembrou a todos que na próxima sexta-feira (29/3) Curitiba celebra seus 331 anos. O casamento coletivo faz parte das comemorações. 

Muita gente envolvida

A desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora do programa, comemorou o 21º aniversário do casamento coletivo. A primeira edição foi realizada também na Rua da Cidadania Fazendinha-Portão. “É muito emocionante voltar onde tudo começou”, declarou Camargo, que é 1ª vice-presidente do TJPR.

“Nenhum casamento é igual ao outro. Esse é um momento de felicidade para cada casal. Eles chegam com muita emoção e gratidão porque fazemos um casamento com todo o requinte. Para chegar até aqui, eles passaram por várias provações”, disse a desembargadora.

Segundo ela, semanas antes do dia do casamento, centenas de pessoas estavam envolvidas na preparação. “Incluindo a população, que fez doações de vestidos de noiva, por exemplo”, observou. Durante a cerimônia, ela fez questão de agradecer a todos os envolvidos na iniciativa que mobilizou 35 cartórios. “São os cartórios que registram as pessoas”, explicou aos noivos.

Emoção

Os noivos formaram uma imensa fila na Rua da Cidadania e entraram no espaço reservado à cerimônia civil e ecumênica, passando pelo tapete vermelho. Os familiares e amigos vibravam com a passagem de cada casal, registrando em fotos e vídeos. Muitos casais não conseguiam esconder o nervosismo.

A desembargadora Joeci Machado Camargo conduziu o momento de troca de alianças entre os noivos, pedindo que cada um se posicionasse de frente para o outro. Antes disso, a capelã Érika Checan, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, convidou-os a se abraçarem, agradecerem e se declararem um ao outro por alguns minutos.

Ao longo da cerimônia, muita gente se emocionou entre os casais e os convidados que estavam em volta do ginásio, espremidos na rampa da Rua da Cidadania.

A festa ficou ainda mais comovente com as atrações musicais formadas por Rogério Cordoni, conhecido por interpretar Elvis Presley, a cantora de ópera Ana Paula Brounkow, a cantora Sara e os músicos e intérpretes do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá.

O noivo Arthur Nascimento Antoniazzi, de 25 anos, que tem deficiência auditiva moderada, contou com as intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Prefeitura de Curitiba Sandra Mara Mathias, Lidiane Rosendo e Sônia Franco de Paula para acompanhar a cerimônia e as apresentações. Para ele e para a noiva Nicolle Hainara da Silva, de 21 anos, o dia foi muito especial. O casal mora no bairro Guaíra.

Compromisso

Moradores do bairro Caximba, Anildo Moreira de Lima, de 63 anos, e Rosa Aparecida Castro, de 48 anos, estão juntos há 26 anos. “Hoje é um dia de fazermos nosso acerto, fazer direitinho. É um dia especial”, resumiu Rosa, que é diarista e comprou um vestido que ela escolheu para a ocasião.

Anildo, que trabalha na construção civil, concordou que já era hora de casar, depois de tanto tempo juntos. O casal estava acompanhado da filha, Bruna Castro, de 23 anos, que registrou a data em fotos com o celular.

Os noivos Walysson Santana de Souza, de 23 anos, e Aline Aparecida Pereira de Bastos, de 28 anos, admitiram nervosismo antes da celebração e contaram que o dia foi intenso desde cedo, com emoção e estresse também. Moradores do Tatuquara, eles prepararam uma festa para receber a família e os amigos depois da cerimônia civil na Rua da Cidadania.

Aline considera que o casamento no civil muda a relação. “Estamos juntos há três anos. Daqui pra frente é fazer dar certo. Com o casamento, tem um comprometimento maior”, avalia ela, que comemorou ter sido contemplada com um dos vestidos que foram doados. “Fiz um pequeno ajuste nas costas e ficou lindo”, disse sorrindo.

A filha de Aline, Rayssa, de 10 anos, acompanhou o casal desde a fila que contornava os corredores da Rua da Cidadania. “É a primeira vez que venho num casamento”, constatou a menina.

A noiva Poliana da Silva Espíndola de Arruda, agora Siwiuk Naufel, de 21 anos, é modista e confeccionou o próprio vestido. “Eu já tinha usado no casamento de uma amiga. É tão lindo, quis usar no meu também”, contou. “Nós sempre soubemos que iriámos casar”, disse o noivo, o professor Luiz Otávio Siwiuk Naufel, que resolveu comparecer usando fraque. O casal namora há dois anos.

Presenças

Participaram da cerimônia também o administrador regional do Fazendinha-Portão, Gerson Gunha; os vereadores Pastor Marciano Alves, Jornalista Márcio Barros e Sabino Picolo; o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Paulo Cesar Nauiack; o Padre André, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; e, servidores da Administração Regional e da Fundação de Ação Social (FAS).

O jornalista Jasson Goulart conduziu a cerimônia ao lado da desembargadora Joeci Camargo.

O cachorro Bob, mascote da Rua da Cidadania Fazendinha-Portão, também participou.

 

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.