Nesta terça-feira (9), o evento “O STF e a interpretação constitucional” estava programado para ocorrer no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No entanto, o evento gerou questionamentos e manifestações contrárias. A partir disso, a situação se intensificou. Diante dos acontecidos, a gestão da UFPR divulgou uma nota oficial.
Confira a nota na íntegra
A Direção do Setor de Ciências Jurídicas e a Reitoria da Universidade Federal do Paraná informam que o evento previsto para ocorrer no Salão Nobre, nesta data, foi cancelado pela docente organizadora minutos antes de sua realização.
Contudo, conforme vídeos, um grupo com os palestrantes forçou a entrada, empurrando o Vice-diretor do Setor, o que desencadeou uma série de reações que culminaram em uma resposta desproporcional das forças de segurança pública em relação à comunidade que se manifestava.
O evento foi organizado por uma professora do curso de Direito que tem autonomia para a promoção da atividade.
Diante da repercussão nas redes sociais semanas antes do evento, a Direção do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR alertou a professora responsável quanto aos riscos à integridade física da comunidade acadêmica e participantes.
A autorização para uso dos espaços da universidade, quando atendidos os requisitos formais, é concedida de forma isonômica aos solicitantes.
A UFPR, enquanto instituição pública e plural, tem compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito, liberdade de expressão e condena toda forma de violência.
Assinam:
Direção do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná
Reitoria da Universidade Federal do Paraná
Ver essa foto no Instagram




