O Big Brother Brasil da TV Globo é o principal reality show do Brasil, com as maiores cotas de patrocínio e sempre com muita expectativa a respeito do elenco de cada temporada. Porém a audiência vem caindo a cada ano e em 2023 amarga os piores índices, perdendo até para a reprise da novela O Rei do Gado, exibida no meio da tarde, pela mesma emissora.
O formato saturado e as incontáveis teorias que questionam os resultados ao longo da atração já não atrai o público nem no horário nobre da principal emissora brasileira. Segundo o site Notícias da TV, não são somente os pontos do Ibope que incomodam, as menções nas redes sociais diminuíram cerca de 30% na terceira semana do reality.
De acordo com o site, a agência Galeria.ag apontou que, entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, o BBB23 foi comentado no Twitter, Instagram, TikTok e outras redes cerca de 2,5 milhões de vezes. Mas na semana anterior foram 3,6 milhões de citações, o que mostra um considerável desinteresse do público.
O ‘Jogo da Discórdia’ geralmente é o que mais repercute nas redes sociais, jogo realizado no último dia 30 foi o que mais apresentou repercussão nas redes, com 604,9 mil menções. A audiência desse mesmo dia ficou com 19,4 pontos de média, bem diferente dos 24 pontos registrados em 2022.