Um turista de 54 anos faleceu na manhã deste domingo (16) após passar mal durante uma visita ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Jorge Alex Duarte, natural de Porto Alegre, apresentava histórico de hipertensão, diabetes e tabagismo. Ele chegou ao monumento em uma van de turismo e começou a se sentir mal por volta das 7h39.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a equipe demorou mais de 30 minutos para chegar ao local, atendendo a ocorrência às 8h13. Apesar das tentativas de reanimação, Duarte não resistiu.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro informou que o posto médico do complexo estava fechado no momento do ocorrido. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional da Tijuca, declarou que a gestão do posto cabe à concessionária que opera o Trem do Corcovado, conforme contrato firmado.
Após a morte do turista, o ICMBio abriu uma investigação para apurar as circunstâncias do caso. No entanto, Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, afirmou que a responsabilidade pelo funcionamento do posto médico é do próprio ICMBio.




