Ad image

TSE torna Luciano Hang inelegível por abuso de poder nas eleições

XV CURITIBA
2 Min Read
Foto: Divulgação

O empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, foi declarado inelegível pelo TSE por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de Brusque/SC em 2020. Além disso, os mandatos do prefeito e vice-prefeito do município, José Ari Vequi e Gilmar Doener, foram cassados.

 

O caso teve origem em uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) que alegou que Hang teria realizado divulgação em massa de vídeos no Instagram em favor dos candidatos à época, utilizando recursos e bens da empresa Havan em benefício dos concorrentes ao cargo. O TRE/SC havia entendido que não havia provas suficientes para desabonar a regularidade do pleito.

 

No entanto, o TSE, em votação de 5 votos a 2, entendeu que houve abuso de poder econômico na campanha eleitoral e que os mandatos dos eleitos deveriam ser cassados. A decisão foi tomada após um voto-vista do ministro Alexandre de Moraes, que foi seguido pelos ministros Benedito Gonçalves, Cármen Lúcia, Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Os ministros Ricardo Lewandowski e Raul Araújo ficaram vencidos.

 

Com a decisão, Luciano Hang ficará inelegível por 8 anos a partir das eleições de 2020. A Havan informou que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.