Conecte-se conosco

Stereo Pop

Trupe Ave Lola lança o livro ‘Nuon – dramaturgia e memórias do processo de montagem’

Publicado

em

Crédito imagem – Maringas Maciel

Neste sábado (7), a Trupe Ave Lola lança o livro “Nuon – dramaturgia e memórias do processo de montagem” em um evento especial em formato drive-thru, que ocorre entre 15h e 18h, no Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227).

O livro conta a história de uma cambojana sobrevivente da guerra que assolou o Camboja na década de 70 e traz um interessante diálogo entre a dramaturga-diretora, Ana Rosa Tezza, e toda a equipe de atores, técnicos e produtoras envolvidos.

A publicação ainda mostra relatos sobre os procedimentos adotados pela trupe em seus processos de criação e as razões que levaram uma artista brasileira a falar sobre um país tão longínquo. A autora discorre sobre como nasce o interesse por determinado assunto, como é feita a escritura da peça e a forma como este texto se revela em uma dramaturgia estendida para a luz, o cenário, figurino, linguagem cênica e tudo aquilo que se dá a ver no palco.

Ana Rosa Tezza discorre sobre como nasce o interesse por determinado assunto, como é feita a escritura da peça e a forma como este texto se revela em uma dramaturgia estendida para a luz, o cenário, figurino, linguagem cênica e tudo aquilo que se dá a ver no palco.

“Sabemos da potência do teatro para suscitar e provocar a reflexão sobre questões fundamentais para a humanidade. Compreender os mecanismos que suscitam a violência na sociedade, pode ser uma forma de construir a paz. O teatro não tem a função de converter ninguém, nem de manipular o pensamento, mas pode ser um espelho quebrado de como funcionamos, enquanto indivíduo e sociedade. Pode alterar as lógicas e abrir espaço para uma forma distinta de enxergar a realidade, ou proporcionar um instante de bom divertimento em assembleia. No final das contas, o Nuon é uma peça que já fazia sentido, porque trata de uma questão mundial, mas hoje, no Brasil, ela faz mais sentido ainda”, avalia a autora.

O livro “Nuon – dramaturgia e memórias do processo de montagem” terá distribuição gratuita durante o evento.

A publicação vai ganhar, em novembro, uma versão em audiolivro. Um QR Code na contracapa do livro vai direcionar para o lançamento. O projeto “Publicação literária Nuon”, filme e livro, foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização da Ave Lola Espaço de Criação e Governo Federal por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.

Publicidade