A Prefeitura de Curitiba entregou a obra da trincheira da Rua General Mário Tourinho, onde a via cruza com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, na terça-feira (15/6). A nova estrutura viária traz melhoria da mobilidade urbana na região, incluindo acentuado benefício para o transporte coletivo.
A trincheira eliminou interferências de tráfego num trecho por onde chegam a circular 62 mil veículos por dia e que serve de itinerário para dez linhas de ônibus, que transportam até 168 mil passageiros por dia.
A obra diminui os conflitos viários, com impacto positivo no tempo de deslocamento. São duas faixas de rodagem em cada sentido e o fluxo no cruzamento Mário Tourinho/Av. Nossa Senhora da Luz passa a ser feito sem semáforo.
Dez linhas de ônibus da capital são diretamente beneficiadas, com ganho de tempo de viagem de cerca de cinco minutos por trajeto, de acordo com estimativa da Urbanização de Curitiba (Urbs).
Trata-se da primeira grande obra do Novo Inter 2. O projeto financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) faz parte do Programa de Aceleração Econômica (PAC) Mobilidade Urbana de Curitiba e trará melhoria da infraestrutrura viária e de equipamentos, ampliando a velocidade operacional e a capacidade de transporte dos atuais 155 mil passageiros para 181 mil passageiros (em duas linhas, Interbairros 2 e Inter 2).
A construção da trincheira foi financiada pelo governo federal, com os recursos sendo repassados pela Caixa Econômica Federal. O investimento total foi de cerca de R$ 15 milhões.
Inovador, o método construtivo utilizou 918 estacas metálicas na estrutura da trincheira, formando as paredes laterais da obra, que em seu interior ganhou 290 metros de pavimento de concreto. As peças de concreto aparente receberam pintura com resina antipichação.
A iluminação e a drenagem também ganharam reforço. São 96 novas luminárias de vapor metálico na área externa e mais dez projetores de LED para a parte interna da trincheira. E, sob a Rua General Mário Tourinho, foram implantados 1.493 metros de tubulação com diâmetro variando de 40 centímetros a 1 metro de diâmetro para compor novas galerias de águas pluviais.