As eleições para a presidência das 28 comissões permanentes da Câmara dos Deputados foram realizadas nesta quarta-feira (19), e três parlamentares do Paraná foram escolhidos para comandar colegiados estratégicos. Filipe Barros (PL), Beto Richa (PSDB) e Ricardo Barros (PP) assumem posições de liderança em comissões que influenciam decisões importantes no cenário nacional.
O deputado federal Filipe Barros (PL) assume nesta quinta-feira (20) a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Durante a instalação do colegiado, ele agradeceu o apoio do partido e do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de destacar a licença do deputado Eduardo Bolsonaro, que abriu espaço para sua nomeação. Segundo Barros, a comissão desempenha um papel fundamental na defesa da soberania nacional.
Já o deputado federal Beto Richa (PSDB) foi eleito presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. O colegiado tem como função discutir e propor medidas para o desenvolvimento econômico do país, tratando de temas como incentivos à produção e regulação do setor empresarial.
O terceiro paranaense eleito foi Ricardo Barros (PP), que retornou recentemente à Câmara Federal e assumiu a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. A comissão é responsável por debater políticas voltadas ao avanço tecnológico e à pesquisa científica no Brasil, áreas estratégicas para o crescimento econômico e a competitividade nacional.