Com o objetivo de reduzir o índice de abstenções observadas no primeiro turno das Eleições 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) anunciou uma nova campanha de conscientização que será veiculada até o segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. Os dados preliminares revelaram que em Curitiba, 27% dos eleitores não compareceram às urnas, representando mais de 300 mil pessoas que deixaram de exercer seu direito de voto. O cenário foi semelhante em Londrina, também com uma abstenção de 27%, enquanto Ponta Grossa registrou um índice de 23%.
O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR, expressou a importância da participação cidadã, ressaltando que as decisões políticas têm um impacto direto em áreas fundamentais, como saúde, educação, transporte e segurança. Ele fez um apelo à população, enfatizando a necessidade de aumentar o comparecimento nas eleições e convocou os curitibanos a se dirigirem às urnas. “Precisamos reduzir a abstenção e chamar o eleitor curitibano às urnas em maior número,” afirmou Bengtsson.
A campanha faz parte do Pacto Eleições no Caminho da Paz 2024, uma iniciativa que reúne mais de 300 entidades signatárias comprometidas em mobilizar os eleitores e promover a importância do voto. O TRE-PR lembrou que aqueles que não participaram do primeiro turno ainda têm a oportunidade de votar no segundo.
Para este segundo turno, a expectativa é que 2.082.915 eleitores estejam aptos a votar em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. O presidente do TRE-PR reiterou seu convite à participação ativa no pleito, destacando que “o voto é um ato de cidadania, e as decisões políticas afetam diretamente o nosso dia a dia.” Ele finalizou seu apelo ressaltando a necessidade de demonstrar a força da democracia, incentivando todos a exercerem seu direito de voto no próximo mês.