Transporte com menos poluição: Curitiba investe em veículos elétricos

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Curitiba deu mais um passo significativo rumo à sustentabilidade urbana ao sediar, nesta terça-feira (28), o evento “Eletromobilidade no Transporte de Carga”, promovido pela Prefeitura em parceria com a iniciativa LaneShift — programa co-liderado pelo C40 Cities e pelo The Climate Pledge, que visa acelerar a descarbonização de frotas urbanas na América Latina e na Índia. Durante o encontro, o prefeito Eduardo Pimentel anunciou uma série de medidas que reforçam o compromisso da capital paranaense com a eletromobilidade.

Entre as principais ações, destacam-se os testes bem-sucedidos com caminhões elétricos na coleta de lixo, que demonstraram eficiência operacional, viabilidade econômica e significativa redução na emissão de gases poluentes. Segundo o prefeito, “o teste funcionou muito bem nos últimos meses e queremos que isso prossiga na cidade de Curitiba”. A iniciativa também resultou em um aumento de 10% no cadastro de veículos elétricos de carga em apenas um ano.

Pimentel ressaltou a importância da integração entre o setor público e a iniciativa privada para ampliar o uso de veículos elétricos no transporte de mercadorias, apontando que esse setor é o maior emissor de gases de efeito estufa, superando inclusive o transporte coletivo.

A Prefeitura também confirmou que será lançado em junho o edital para a implantação do primeiro eletroposto público de Curitiba, que ficará localizado próximo à Rodoferroviária e atenderá táxis, veículos de pequenas cargas e motoristas de aplicativo. O projeto contará com incentivos e será viabilizado por meio de concessão.

Outra medida destacada por Pimentel é a gratuidade no Estacionamento Regulamentado (EstaR) para veículos elétricos, prevista em decreto municipal desde o ano passado. A iniciativa tem como objetivo incentivar ainda mais a adoção de tecnologias sustentáveis.

O prefeito afirmou que a eletromobilidade já é uma realidade na capital, com a introdução de ônibus elétricos no transporte coletivo e planos para expansão com a nova concessão do sistema, incluindo linhas como o Ligeirão Leste-Oeste e a Inter2. No transporte de carga, a inclusão de caminhões elétricos será detalhada em breve e estará presente na nova concessão da coleta e transporte de resíduos, prevista para os próximos anos.

“A eletromobilidade em Curitiba está deixando de ser promessa e se tornando ação concreta. Estamos comprometidos com um desenvolvimento que respeita o meio ambiente, que pensa no futuro e coloca Curitiba como referência em sustentabilidade urbana”, concluiu Eduardo Pimentel.

 

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