A TIM segue ampliando sua rede 5G Standalone por todo o país e ativa nesta terça-feira, dia 16, o 5G puro, que opera na frequência de 3,5GHz, em mais três capitais brasileiras: Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). Para o início da operação nestas cidades, a TIM já instalou 270 antenas, cobrindo um total de 282 bairros, número que será estendido, acompanhando a evolução da demanda.
Em Curitiba, onde a TIM implantou um projeto piloto de smart city com a nova rede, a cobertura já alcança 100% dos bairros da cidade. A empresa realizou um evento na noite de ontem (15), no Museu Oscar Niemeyer (MON/Museu do Olho), com demonstrações de aplicações 5G e iluminação com luzes e fogos azuis em pontos importantes da capital paranaense, como Estufa Jardim Botânico, Obelisco Praça 19 de Dezembro e Ruínas Lago da Ordem, dentre outros. Na ocasião, o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli destacou: "somos líderes de mercado em Curitiba desde o início da nossa operação no Estado. Portanto, esse protagonismo no 5G é natural. Estamos saindo na frente e entregando cobertura em todos os bairros, para que os clientes conheçam todas as possibilidades da nova tecnologia".
Já o início da operação do 5G da TIM em Salvador conta com duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G, disponível em 77 bairros. "A Bahia é um dos estados mais estratégicos da região para a TIM e, por isso, temos feito investimentos robustos em infraestrutura. Estamos diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social. É um momento histórico para o Brasil, pois o 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Vamos ter a maior e melhor rede 5G do país", destaca Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM.
Desde o início de julho, a TIM vem ativando comercialmente a tecnologia 5G em capitais pelo país, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira cidade a receber o serviço, seguida de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), com pelo menos duas vezes mais antenas que o mínimo exigido pelas normas do leilão. No início do mês, foi a vez da cidade de São Paulo, onde a TIM marcou presença em todos bairros da capital, assim como faz em Curitiba, e já é líder na nova tecnologia.
Novas possibilidades para os clientes e para o mercado corporativo
O cliente final poderá conhecer todo o potencial da rede 5G da TIM de forma automática, sem precisar trocar seu TIMChip: basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. Quem ainda não tem um modelo 5G consegue aproveitar os descontos vigentes nos canais de vendas da operadora, que chegam a R$ 3.500 de economia.
Os clientes pós-pagos das capitais onde a rede standalone já foi ativada contarão com um pacote para "turbinar" os planos com mais 50GB de internet, disponível a partir de 18 de agosto. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses. Esse booster 5G oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports. O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V, além de realidade aumentada e realidade virtual.
Contando com velocidades de navegação até 100 vezes maiores que a rede 4G, o consumidor final poderá, por exemplo, fazer download de um filme completo em segundos. Já os profissionais que trabalham em nuvem e precisam enviar grandes volumes de dados terão mais agilidade e rapidez nas transferências. O grande impacto do 5G, no entanto, deve acontecer no mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros. A TIM é pioneira em parcerias e projetos pilotos com clientes corporativos pelo país e está preparada para novas parcerias com empresas que buscam avançar em projetos de transformação digital.
Pioneirismo no 5G
A TIM é única operadora que promoveu e impulsionou a definição do padrão Standalone no Brasil, permitindo que o país se beneficiasse da tecnologia 5G de excelência mundial. O lançamento histórico da nova rede reforça a missão institucional da companhia de incluir digitalmente os brasileiros e seu propósito de se tornar a operadora mais querida do país. A TIM vem trabalhando para o 5G desde 2019, com a criação dos primeiros laboratórios do país e com a realização de pilotos em todo o Brasil.
Sobre a TIM
"Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade" é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: "Imagine as possibilidades". Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.