Capa – Thiago Rodrigues e Mayana Neiva marcam presença na primeira edição do Cinenaguá – Cred Rafael Damasceno
A primeira edição do Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá, está levando um pouco da sétima arte pela cidade litorânea. O evento, que abriu oficialmente na sexta-feira (1º), na Estação Ferroviária, com a abertura do sucesso nacional “O Homem Que Copiava”, contou com a presença da atriz Mayana Neiva, que foi a mestre de cerimônias da noite. Ela, que já atuou nas novelas “Ti Ti Ti” e “Do Outro Lado do Paraíso”, da Rede Globo, e na minissérie “FIM”, do Globo Play, ainda participou de um bate-papo especial, realizado no sábado (2), com o público parnanguara, onde falou de suas personagens e sua paixão genuína pela arte.
“Muitas pessoas querem ser artistas por causa da suposta fama. Mas eu acho que tem muito mais a ver com a capacidade de suportar os altos e baixos. Levam anos até você ter uma oportunidade, e quando você tem, não significa que terá muitas. Então, você tem que poder desenvolver um equilíbrio emocional para atravessar as dificuldades. De qualquer maneira, eu acho que não conseguiria ser outra coisa. Eu me dei conta que, apesar de tudo, era isso que eu queria fazer. Arte é Minha Alma”, comenta Mayana Neiva no painel mediado pela jornalista Luciana Melo.
No domingo (3), foi a vez do ator Thiago Rodrigues participar da conversa, que relembrou um pouco dos personagens do ator nas novelas “Além do Horizonte”, “A Favorita” e “Malhação”, da Rede Globo, assim como em “Gênesis”, e “Amor Sem Igual”, da Record.
“Eu vou sempre amar ser ator, mas a produção também encanta. E hoje em dia, qualquer adolescente dentro de casa pode fazer um curta-metragem, uma transmissão ao vivo, todo mundo, de uma maneira, é uma emissora de comunicação”, disse o ator Thiago Rodrigues sobre o impacto positivo da criação audiovisual no cotidiano e as inúmeras possibilidades que a tecnologia atual proporciona.
O cineasta Bruno Costa foi o convidado para o bate-papo de segunda-feira (4). Costa é responsável pela direção de alguns episódios da aclamada série “Cidade de Deus”, a ser lançada pela HBO ainda neste ano, assim como do premiado longa-metragem “Mirador”. A produção gira em torno de um boxeador, que treina para retornar aos ringues, enquanto divide seu tempo em dois subempregos. Pai de Malu, fruto de uma relação casual, ele tem sua vida revirada quando se vê na situação de ter que cuidar da filha sozinho e tornar-se pai. “Mirador” está disponível no Globoplay.
“Eu acho muito legal a proposta do Cinenaguá e da curadoria com a seleção dos filmes porque, além de levar cinema para o público de forma gratuita, são filmes clássicos e populares, que engrandecem a programação cultural da cidade e promovem a formação de plateia. Os bate-papos também são excelentes porque é sempre interessante, tanto para quem ouve como para quem fala, essa troca que essas conversas oferecem. Poder tirar as dúvidas das pessoas e contar curiosidades por trás das câmeras é sempre uma experiência positiva”, comenta Bruno Costa.
As conversas continuam na terça (5) e quarta-feira (6) com a participação do ator Luís Melo (“A Padroeira”, “O Outro Lado do Paraíso” e “Hilda Furacão”) e da atriz e diretora Guta Stresser (Bebel em“A Grande Família”).
As exibições de filmes clássicos, incluindo longas nacionais e internacionais e animações, seguem na cidade de Paranaguá até o dia 6 de março, na Estação Ferroviária e no Teatro Rachel Costa. De 7 a 10 de março, o festival exibirá as produções na Ilha do Mel, em Nova Brasília.
Confira a programação completa no site oficial: www.cinenagua.com.br