Testosterona: riscos e benefícios, uma questão de equilíbrio

XV CURITIBA
2 Min de leitura

A testosterona é um hormônio sexual essencial para homens e mulheres. Embora possua papel predominante nas características sexuais masculinas, é também muito importante em diversos aspectos da saúde feminina.

O hormônio tem papel importante para a densidade óssea, prevenindo a osteoporose, estimulando a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea, influenciando o humor, o nível de energia e a sensação de bem-estar geral, além de regular o desejo sexual, explica o Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

“Ao longo da vida, os níveis de testosterona podem variar naturalmente e são afetados por diversos fatores, como idade, condições médicas e hábitos de vida. Por esse motivo, é importante que haja uma avaliação periódica de seus níveis, para verificar a eventual necessidade de suplementação”.

 

Atenção ao uso indiscriminado

A suplementação desnecessária ou em quantidades além do necessário podem trazer prejuízos à saúde.

Quando em excesso, alerta o especialista, o hormônio pode causar surgimento de acne, queda de cabelo, aumento da oleosidade da pele, engrossamento da voz e crescimento de pelos.

“Com o tempo, irregularidades menstruais, infertilidade, atrofia das mamas e risco aumentado de malformações fetais, em caso de gravidez. Em longo prazo, o uso indiscriminado da testosterona pode comprometer a saúde cardiovascular, aumentando o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Em casos extremos, pode levar a hepatopatias e problemas renais”.

 

Consulte sempre um médico

De acordo com o Dr. Alexandre, a testosterona é um hormônio essencial para o corpo humano, mas seu uso deve ser feito sob rigorosa supervisão médica.

“Um profissional qualificado poderá avaliar cada caso, determinar a necessidade de terapia hormonal e, quando necessário, prescrever a dosagem adequada”.

Evite o uso indiscriminado de testosterona. Priorize sua saúde e busque sempre a orientação de um especialista.

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.