Começou o Festival de Curitiba! Acompanhe pelo XV Curitiba todas as noticias do festival.
Mostra Especial Teatro de Segunda
O que temos para amanhã (31 de março- sexta) na Mostra
Além dos espetáculos que entram hoje em cartaz na Mostra do Festival de Curitiba (7 Conto e Arqueólogos), um outro entra em cartaz amanhã, com apresentação única:
BLANK – Na verdade, Blank tem 6 apresentações no Festival de Curitiba. E cada uma delas é única. O ator recebe o texto no palco e, junto com a plateia, cria o espetáculo. A noite de amanhã terá esse desafio por responsabilidade do ator Du Moscovis. As demais noites ainda contam com Caio Blat, Deborah Bloch, Camila Pitanga, Julia Lemmertz e Gregório Duvivier.
Beto Bruel, Fernanda Montenegro e a mesa de luz
O único a conseguir um depoimento exclusivo para sua câmera da atriz Fernanda Montenegro durante sua estada no Festival de Curitiba foi o iluminador Beto Bruel. Ontem pela manhã, antes da apresentação gratuita para estudantes de teatro, ele teve acesso ao camarim da artista. Bruel está fazendo um documentário sobre as artes cênicas em Curitiba. Fernanda Montenegro é uma peça chave da história: foi ela quem trouxe para cá uma mesa de luz que, segundo Bruel, fez diferença em sua carreira de iluminador e, acima de tudo, para as artes cênicas do Estado: uma espécie de Santo Graal dos palcos paranaenses.
Encontro sobre curadoria e crítica de teatro e dança
A mesa sobre curadoria e crítica de teatro e dança faz parte da programação do Interlocuções, um recorte da Mostra do Festival de Curitiba com debates, encontros, oficinas e a presença de alguns dos maiores artistas e pensadores das artes cênicas do Brasil. O encontro de amanhã traz à mesa Federico Irrazábal (Buenos Aires), Nayse Lopes (Rio de Janeiro), Marcio Abreu (Curitiba), com mediação de Daniele AvilaSmall (do Rio de Janeiro).
Mostras especiais do Fringe
O Fringe, mostra sem curadoria do Festival de Curitiba e, portanto, com participação livre, tem este ano 11 mostras especiais, organizadas pelos próprios participantes. Hoje, começaram as seguintes mostras: Cena Criança – Mostra Infantil Sesi de Teatro Infantil e a Fantástica Mostra Musiclown (com foco de pesquisa na arte do palhaço).
Fringe: Companhia Negra de Teatro estreia "Chão de Pequenos"
A Companhia Negra de Teatro estreia hoje "Chão de Pequenos", o primeiro espetáculo de seu repertório, no Festival de Curitiba, dentro da programação do Fringe. A montagem, dirigida por Tiago Gambogi e Zé Walter Albinati segue em temporada até o dia 1º de abril no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Mini-Guaíra, do Centro Cultural Teatro Guaíra. No palco, os atores Felipe Soares e Ramon Brant contam a história de dois jovens, Lucas Silva e Pedro Henrique, entre a infância e a adolescência, marcados pela orfandade e o abandono da própria família. Dos orfanatos às ruas das grandes cidades, a fábula dos dois garotos revela a importância da empatia, do diálogo e do afeto nos dias atuais, numa sociedade marcada pela intolerância e pelo preconceito. De 29 de março a 1º de abril (quarta a sábado).Miniguaíra. Quarta-feira, às 12h; quinta, às 15h; sexta, às 18h; e sábado às 21h.
II Curitiba Mostra
Em 2017, a Curitiba Mostra chega a sua segunda edição no Festival de Curitiba e reúne trabalhos autorais através de criações compartilhadas em cinco espetáculos inéditos. Como, por exemplo, o encerramento que fica por conta de Ronie Rodrigues e Gladis Tridapalli que apresentam "Pão com Linguiça", a mais recente criação da Entretantas Conexões em Dança, e que busca se aproximar do público em um espetáculo festivo, que traz a carnavalização como forma de luta e resistência.,.Atenção, o local de realização da II Curitiba Mostra é o Teatro José Maria Santos, R. Treze de Maio, 655 – São Francisco.
MishMash: Diogo Alvares (Brasil/Europa) – Mágico e Hipnólogo
Diogo Alvares é um ilusionista e hipnólogo nascido em Florianópolis, Santa Catarina, que já viajou mais de 50 países desenvolvendo seu trabalho. Seu show é apresentado em até cinco idiomas, o que o torna uma ferramenta muito versátil de comunicação com o público global. O artista vai ser uma das atrações do MishMash do 26º Festival de Curitiba, que vai acontecer nos dias 08 e 09 de abril no ParkCultural do ParkShoppingBarigüi. Dentro de uma rotina estruturada com improvisação, o espetáculo promete muitas surpresas e quebra de padrões.
4 espetáculos esgotados e 9 por esgotar
Os ingressos para Os Vilões de Shakespeare, com Marcelo Serrado, nos dias 1º e 2 de abril acabaram. A apresentação de 9 de abril de Blank, com Gregório Duvivier, também. As das primeiras sessões dos dias 31 de março e 1º de abril do Risorama também (já foram abertas sessões extras). Neste momento, 9 outros espetáculos estão quase lotados: a noite de 29 de março do Risorama com Rafael Portugal, do Portas dos Fundos, a apresentação de Blank, com Du Moscovis, Camila Pitanga e Deborah Bloch, as apresentações de Macumba: Uma Gira Sobre Poder (3, 4 e 5 de abril), as apresentações de O Pão e a Pedra, de A Casa dos Budas Ditosos, Para Que o Céu Não Caia e Se Elas Fossem Para Moscou.
Espetáculos cancelados do Fringe
Espetáculos cancelados do Fringe: Amorexia, Ao Vento Ar Puro, As Aves, Dinner Show, Raiz do Sonho, Podre Poder, Simpósio sobre o interminável ciclo dos dias, Teatro de bonecas, Será que a gente influencia o Caetano, Andarte Andarilho, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom, Caos, Pedido de Casamento.
Espetáculos com sessão extra no fringe
Fadinha, a magia está na varinha (SEEC – Auditório Brasílio Itiberê – 02/04- 10:30), Jonet (Teatro Cleon Jacques, 29/03 19:00 e 04/04 19:00), Penélope Pelo Avesso (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 20:00), A princesa cansada e o animal bocejante (Centro Cultural Boqueirão, 31/03 – 14:00), O homem que queria ser Rita Cadillac (TEUNI, 09/04 – 20:00), Versão Proibida – Segundo experimento (TUC, 06/04 14:00), Fabiano Cambota em "Sobre meu pai e outras histórias…" (Bar Curitiba Comedy Club, 31/03 19:30)