A sexta-feira (20) em Curitiba e região metropolitana está marcada por dois alertas de tempestades emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. A previsão mantém a população em estado de atenção, com potenciais riscos à segurança e à infraestrutura.
O alerta laranja, válido até as 18h, prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. Além disso, há risco de granizo, cortes de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos. A área afetada inclui Curitiba, sua região metropolitana, os Campos Gerais e partes das regiões norte e noroeste do Paraná.
O segundo alerta, de cor amarela, também válido até as 18h, cobre a região metropolitana de Curitiba, com previsão de chuvas de até 30 mm/h ou 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. A intensidade menor em relação ao alerta laranja não elimina os cuidados necessários para evitar transtornos.
O Inmet recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores durante rajadas de vento, evitando riscos de quedas e descargas elétricas, e oriente que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.