O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para esta sexta-feira (6), abrangendo 163 municípios do Paraná. A previsão é de chuvas volumosas, ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O alerta laranja, que indica risco severo, inclui as regiões central, sul e sudoeste do estado, mas o restante do Paraná também apresenta riscos de condições climáticas adversas.
As áreas mais afetadas, como o leste do estado e a região metropolitana de Curitiba, poderão registrar chuvas de até 50 mm até o fim da noite. A intensidade dos ventos pode atingir os 60 km/h. O Inmet alerta para a possibilidade de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. No Norte Pioneiro e noroeste do estado, o risco também é elevado, com tempestades intensas previstas para essas localidades.
A instabilidade do clima não deve se dissipar tão cedo. De acordo com o Simepar, as condições adversas devem persistir durante todo o fim de semana, com aumento da chance de tempestades a partir de sábado (7), especialmente na região de Curitiba. A previsão é de que as chuvas e ventos fortes continuem a afetar a população, exigindo cuidados redobrados e atenção às recomendações das autoridades.