Teatro: “Ela quer ser famosa” e “Os cinquenta reais” com apresentação única este sábado (4) em Curitiba
Peças fazem parte do projeto “Cena Jovem” com adolescentes do Centro de Socieducação Joana Richa
Curitiba, 02/05/2024 – Neste sábado (4) as adolescentes do Centro de Socioeducação Joana Richa, localizado em Curitiba (PR), apresentam duas peças de teatro para familiares, colaboradores e amigos. “Ela quer ser famosa” e “Os cinquenta reais” fazem parte do projeto cultural Cena Jovem, encabeçado pelo produtor Kenni Rogers, no qual as jovens aprendem sobre o ofício do teatro como forma de reintegração a sociedade.
O projeto faz parte da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e ao final um vídeo com todo processo criativo será lançado. “No projeto, ensinamos aos jovens o que é fazer teatro, as ferramentas para criação e atuação em uma peça e ao fim, culmina em uma apresentação para as famílias, muitas destas vindas do interior do Estado”, afirma Kenni Rogers. O projeto também englobou adolescentes da unidade masculina, o Cense Curitiba, que apresentaram as peças em abril.
Também como parte do projeto Cena Jovem, nos dias 15 e 23 de março, os adolescentes conferiram uma apresentação da Trupe Periferia, coletivo de artistas ganhador do Troféu Gralha Azul 2023, como parte primordial do projeto de inclusão.
Os jovens recebem certificados e podem sair com este reconhecimento quando retornarem para o convívio com a sociedade.
“A apresentação é uma forma de ruptura social, objetivando a interação de adolescentes com as mais diversas formas culturais. Foi a oportunidade de vivenciar a experiência teatral, sendo um momento de diversão e conhecimento”, afirma Bruno Garbelini, diretor do Cense Curitiba.
Segundo Jefferson Turbay, diretor do Cense Joana Richa, a apresentação é muito importante para as meninas. “Elas sentem valorizadas por um grupo dessa qualidade ao se apresentar na unidade. Também vendo jovens da mesma faixa etária fazendo arte abre novas perspectivas, desperta interesses que podem se tornar em talentos futuros e aqui temos muitos”, finaliza.